SSP confirma uso de policiais militares na segurança da Pecan 2

SSP confirma uso de policiais militares na segurança da Pecan 2

Após manifestação, pasta informou que medida será provisória e ocorre para aumentar vagas no sistema prisional

Correio do Povo

Agentes penitenciários protestaram contra possível utilização de PMs na segurança interna em Canoas

publicidade

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) confirmou que a Brigada Militar fará a segurança e a operação do módulo 2 do Complexo Penitenciário de Canoas (Pecan 2) por um período pré-determinado iniciado neste domingo. O uso de policiais motivou um protesto de agentes penitenciários mais cedo.

De acordo com a SSP, a utilização de policiais militares tem por objetivo retirar presos de viaturas e desafogar carceragens de delegacias de polícia. A pasta informou que os policiais militares devem ficar durante o tempo correspondente à formação dos 480 agentes penitenciários que serão nomeados pelo governo do do Estado.

A secretaria ainda destacou que, com a medida, será cumprida decisão judicial que determina a retirada de presos de viaturas e delegacias, com 400 vagas no sistema prisional.

O Sindicato dos Servidores Penitenciários do Rio Grande do Sul (Amapergs) contestou a medida, argumentando que os policiais devem ficar a cargo da segurança nas ruas. “Discordamos frontalmente dessa aberração institucional que prova, unicamente, a falta de previsão no trato com a segurança dos gaúchos”, discordou o órgão, em sua página no Facebook, no fim da tarde, após a manifestação em Canoas.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895