Tráfico internacional de drogas nos portos catarinenses é alvo da Polícia Federal

Tráfico internacional de drogas nos portos catarinenses é alvo da Polícia Federal

Duas operações simultâneas foram deflagradas em Itajaí, Navegantes e Xaxim

Correio do Povo

Imagens de câmeras de monitoramento registraram a atuação dos motoristas envolvidos nos terminais portuários

publicidade

As operações simultâneas The Wall 2 e Intrusão foram desencadeadas na manhã desta terça-feira pela Polícia Federal em Santa Catarina. Ambas tiveram como objetivo o combate ao tráfico internacional de cocaína realizado através dos portos catarinenses. A ação teve apoio da Receita Federal.

Houve o cumprimento de dois mandados de prisão preventiva, um mandado de prisão temporária e oito mandados de busca e apreensão em endereços localizados em Itajaí, Navegantes e Xaxim. Cerca de 40 agentes e quatro servidores foram mobilizados.

A operação The Wall 2 teve início com a apreensão de 935 quilos de cocaína no porto de Itajaí em janeiro deste ano. A droga estava escondida em uma carga de argamassa com destino à Bélgica. Durante a investigação foram encontrados indícios da participação da trading responsável pela exportação e também da empresa de logística contratada para entrega da carga lícita no porto, ambas sediadas em Itajaí. As ordens judiciais foram executadas nas empresas e nas residências de sócios e de funcionários diretamente envolvidos no crime.

Já a operação Intrusão visou a desarticulação das atividades criminosas de motoristas de caminhão e funcionários portuários que, utilizando-se da facilidade de acesso aos portos de Itajaí e Navegantes, realizaram a tentativa de exportação de aproximadamente 1,5 tonelada de cocaína entre 2018 e 2020. Imagens de câmeras de monitoramento registraram a atuação dos motoristas envolvidos dentro dos terminais portuários.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895