Vítimas da violência doméstica podem pedir ajuda solicitando "máscara roxa" em 600 farmácias

Vítimas da violência doméstica podem pedir ajuda solicitando "máscara roxa" em 600 farmácias

Campanha vai durar durante a pandemia do novo coronavírus e novos estabelecimentos podem aderir à iniciativa

Correio do Povo

As Patrulhas Maria da Penha da Brigada Militar, que participam da ação, somam mais de 16 mil atendimentos em cinco meses em 94 cidades

publicidade

A campanha Máscara Roxa, que incentiva as mulheres vítimas de violência doméstica a pedirem ajuda nas farmácias gaúchas durante a pandemia do novo coronavírus, foi lançada na manhã desta quarta-feira em uma live nas redes sociais conduzida pelo deputado estadual Edegar Pretto (PT). A divulgação será por meio de peças publicitárias, spots, vídeos, anúncios impressos e banners, além de adesivos. “

Qualquer farmácia poderá aderir”, lembrou o parlamentar. “A campanha deve ter um alcance extraordinário”, previu Edegar Pretto.

O jingle da campanha é a música “Camila Camila”, da banda gaúcha Nenhum de Nós, que relata um caso de um jovem vítima de um relacionamento abusivo e tóxico. “É uma honra colocar minha voz a serviço desta causa”, disse o vocalista Thedy Corrêa.

A proposta da campanha é de que a vítima chegue na farmácia e peça uma “máscara roxa’, que na verdade é a senha para que o atendente saiba que se trata de um pedido de ajuda. O profissional dirá que o produto está em falta e pegará alguns dados para avisá-la quando chegar. Depois, o atendente da farmácia repassará as informações coletadas à Polícia Civil, através do aplicativo WhatsApp (51) 9-8444-0606, para que as medidas necessárias sejam providenciadas.

LANÇAMENTO DA CAMPANHA MÁSCARA ROXA

LANÇAMENTO DA CAMPANHA MÁSCARA ROXA - pelo fim da violência contra as mulheres Ministério Público do Rio Grande do Sul, Tribunal De Justiça Do Rio Grande Do Sul, Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Polícia Civil, Brigada Militar, Defensoria Pública do Rio Grande do Sul, Associação dos Procuradores do Estado do RS - Apergs, Themis, CLADEM Brasil, MOOVE, Grupo RBS, Rede de Farmácia Associadas, Thedy R Correa F, ElesPorElas - HeForShe Brasil, ONU Mulheres Brasil

Publicado por Comite Gaúcho Impulsor elesporelas heforshe em Quarta-feira, 10 de junho de 2020

Os profissionais receberão capacitação online para realizar o procedimento e garantir a segurança da vítima. Todas as farmácias mobilizadas, cerca de 600 estabelecimentos que integram a Rede de Farmácias Associadas e que estão presentes em 251 municípios, vão ostentar o selo “Farmácia Amiga das Mulheres”. Novas adesões do mercado farmacêutico estão sendo esperadas.

Uma das participantes da live foi a Chefe de Polícia Civil, delegada Nadine Anflor, que acredita na campanha como exemplo para todo o país. Ela assegurou que todas as DPs, em especial às Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher, estão à disposição.

“A Polícia Civil é responsável pela investigação qualificada dos delitos, mas queremos atuar antes e, por isso, estamos engajados nesta campanha”, afirmou. “Muitas mulheres estão sofrendo com o isolamento social e elas podem fazer as denúncias na Delegacia On Line”, observou.

“Temos de pensar também naquelas mulheres que não têm acesso à internet e, por isso, a campanha acontece em boa hora, pois elas poderão comparecer nas farmácias, sem chamar a atenção dos próprios companheiros, e pedir ajuda dizendo que precisa de uma máscara roxa”, acrescentou. “Todas as farmácias ao receberam o pedido de ajuda poderão imediatamente encaminhá-lo através do nosso WhatsApp (51) 9-8444-0606 e faremos a busca ativa dessas mulheres”, frisou. “É preciso mudar está triste realidade da violência contra a mulher”, concluiu a delegada Nadine Anflor.

Já a coordenadora estadual das Patrulhas Maria da Penha da Brigada Militar, major Karine Soares Brum, parabenizou a iniciativa e considerou-a um “marco histórico”. Conforme a oficial, um total de 94 municípios são atendidos pelas patrulhas. “Estamos orientando todo nosso efetivo sobre a campanha e que consigam repassar as informações a todo o público que atendem”, adiantou.

Ela revelou que nos primeiros cinco meses do ano foram mais de 16 mil atendimentos através de visitas diárias nos domicílios. “Temos um poder muito grande de disseminação da campanha neste momento de isolamento social”, enfatizou.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895