Alceu Collares e Jair Soares são homenageados no TJ-RS

Alceu Collares e Jair Soares são homenageados no TJ-RS

Ex-governadores receberam a Medalha Ordem do Mérito Judiciário do Tribunal de Justiça

Flávia Simões*

A medalha foi entregue pelo presidente do TJRS, Voltaire de Lima Moraes

publicidade

Os ex-governadores Alceu Collares e Jair Soares receberam, nesta quarta-feira, a Medalha Ordem do Mérito Judiciário do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A homenagem, aprovada por unanimidade pelo plenário do órgão, é "um reconhecimento pelos relevantes serviços prestados" e foi entregue pelo presidente do TJRS, desembargador Voltaire de Lima Moraes. 

Na cerimônia, a trajetória dos ex-governadores foi lembrada, destacando a boa relação com o Poder Judiciário e seus feitos durante o tempo que estiveram no comando do Piratini.

Tanto Collares como Soares compareceram presencialmente ao evento. Aos 94 anos, Alceu Collares, que foi o primeiro e único governador negro da história do RS, gravou um vídeo que foi exibido no evento, e, após, fez questão de usar a palavra para agradecer sua esposa, Neuza Canabarro, pelo companheirismo ao longo dos anos. "Que coisa extraordinária é conviver com quem se ama", afirmou ele, que foi de cadeira de rodas. Disse ainda que Jair Soares foi "um dos melhores governadores do RS", ao exercer um mandato "sempre de cabeça erguida". 

Em seu discurso, o ex-governador pelo PDS e primeiro eleito após a redemocratização, Jair Soares falou sobre a importância dos poderes para a manutenção da democracia. "Onde o poder não é controlado pelo direito, a sociedade corre o risco do nepotismo”, afirmou. Ele lembrou ainda os feitos realizados por aqueles que ganharam a medalha antes dele.

Até o momento, apenas outros dois ex-ministros Paulo Brossard de Souza Pinto e José Neri da Silveira receberam a medalha, que, segundo o presidente Voltaire, é "a mais alta honraria do conhecida pelo Poder Judiciário". Segundo ele, Collares e Soares foram escolhidos, por terem deixado um legado “a ser seguido por todos nós sobre como se exerce a vida pública", reiterando ainda que ambos sempre haviam tido respeito, harmonia e independência pelos poderes. 

Em um discurso emocionado, o presidente do TJRS pontuou a homenagem como sendo um reconhecimento do trabalho de Collares e Soares à frente do governo. "É pelo que fizeram, pelos exemplos deixados e que continuam, de forma indelével, imaculados, porque suas vidas públicas são públicas imaculadas".

*Sob supervisão de Mauren Xavier


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895