Alsones Balestrin assume Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS na quarta-feira

Alsones Balestrin assume Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS na quarta-feira

Novo titular sucede Luís Lamb, que esteve à frente da pasta desde o início da gestão Leite

Rádio Guaíba

O futuro secretário também é Bolsista de Produtividade do CNPq (PQ1D) e autor de livros

publicidade

O ex-pró-reitor acadêmico da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) Alsones Balestrin teve o nome escolhido pelo governador Eduardo Leite para assumir a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia. Conforme o Piratini, a cerimônia de posse ocorre na próxima quarta-feira, em horário a ser definido.

Balestrin vai substituir Luís Lamb, que esteve à frente da pasta desde o início da gestão e anunciou a saída do governo no início desta semana.

Veja Também

“Mais uma vez, agradeço ao Lamb pelo trabalho e pela dedicação durante esses três anos de governo, em especial a atuação incansável durante a pandemia de coronavírus. Agora, tenho certeza de que o professor Balestrin está totalmente entrosado com a política de inovação do Estado e que tem a capacidade, o conhecimento e as relações com a academia e a iniciativa privada para garantir que o Estado mantenha a política de inovação no centro da estratégia de desenvolvimento”, destacou Eduardo Leite.

Currículo

Pró-reitor acadêmico da Unisinos durante 12 anos, Balestrin é um dos co-fundadores da Aliança pela Inovação Ufrgs-PUCRS-Unisinos e do Pacto Alegre, acordo entre instituições de ensino, governo, iniciativa privada e sociedade civil para estimular o empreendedorismo colaborativo.

“Estou muito honrado com o convite do governador para assumir a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia. Será uma grande satisfação poder dar continuidade ao brilhante trabalho realizado pelo secretário Lamb e por toda a sua equipe. Darei meu melhor para que a inovação, a ciência e a tecnologia sejam vetores de desenvolvimento, de geração de riqueza e de qualidade de vida para todos os gaúchos”, disse Balestrin.

Com dupla titulação, o professor se formou doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), e em Ciência da Informação e Comunicação pelo Instituto de Comunicação e Tecnologias Digitais da Universidade de Poitiers/França.

Na Unisinos, Balestrin leciona há mais de 20 anos na Escola de Administração. Desde 2007, também é professor convidado do Instituto de Administração de Empresas da Universidade de Poitiers/França.

O futuro secretário também é Bolsista de Produtividade do CNPq (PQ1D) e autor de livros e artigos nacionais e internacionais sobre o tema de estratégia, tecnologia e inovação.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895