Apelo para dias decisivos

Apelo para dias decisivos

Porto Alegre e a região Metropolitana estariam em situação iminente de um fechamento mais generalizado

Taline Oppitz

publicidade

O governador Eduardo Leite (PSDB) divulgou vídeo nesta quinta-feira com apelo aos gaúchos. O tom adotado pelo tucano foi emocional, quando falou dos mais de 650 mortos, mas também incisivo, ao convocar os gaúchos para a adesão ao distanciamento pelos próximos 15 dias, que classificou de “decisivos”.

“O apelo não é só meu, é de todos que pensam e que agem com racionalidade. Nos próximos 15 dias, fique em casa. Faça a sua parte”, disse. Na manifestação, Leite destacou ainda que "setores e plateias organizados" não vão alterar política de combate à pandemia. A divulgação do vídeo de Leite foi estratégica.

Nos bastidores, é cada vez mais forte a percepção de que com a manutenção das curvas ascendentes, as restrições mais amplas e incisivas serão a única saída. Porto Alegre e a região Metropolitana estariam em situação iminente de um fechamento mais generalizado.

Os números das últimas 24 horas reforçaram os sinais de alerta que já ocorrem há dias, mesmo com a abertura de leitos de UTI. O governador e o prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) se reuniram nesta quinta-feira para traçar discurso alinhado e evitar desencontros como os do último anúncio de bandeiras, em que os decretos estadual e da Capital divergiam.

Horas após a divulgação do vídeo, na tradicional live, à tarde, o governador afirmou que há agravamento evidente do cenário no Estado, mas que, por ora, não há nada definido em relação a eventual lockdown. “Observamos com preocupação aumento de casos especialmente nas regiões Metropolitana e Serra, mas apenas amanhã vamos ter esta informação precisa. Não podemos descartar bandeiras pretas, mas ainda é tempo de evitar isso. Tenho confiança no povo gaúcho”, disse.

As novas bandeiras serão anunciadas nesta sexta-feira à tarde. Outro termômetro sobre o avanço da pandemia é o tema do cronograma de retomada de aulas presenciais, em etapas. As datas vêm sendo constantemente adiadas. Nesta quinta-feira, a Expointer foi cancelada. Os sinais estão todos aí.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895