Apenas brasileiros sem suspeita de infecção virão para Brasil, diz Onyx

Apenas brasileiros sem suspeita de infecção virão para Brasil, diz Onyx

Segundo ministro, a medida provisória que irá instituir a quarentena sanitária no país será enviada entre esta segunda e quarta-feira

R7

Ministro afirmou que "não virá para o Brasil nenhuma pessoa com qualquer suspeita"

publicidade

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse nesta segunda-feira, após a abertura do ano legislativo, que os brasileiros resgatados das áreas atingidas pelo coronavírus e que passarão por quarentena serão apenas os que não tiverem suspeita de infecção, os assintomáticos, portanto.

"O que é fundamental ser dito é que não virá para o Brasil nenhuma pessoa com qualquer suspeita. Irá uma equipe médica para fazer os exames e só virão para o Brasil pessoas assintomáticas. Pra não oferecer nenhum risco à população brasileira", afirmou Lorenzoni.

De acordo com o ministro, a medida provisória que irá instituir a quarentena sanitária no País será enviada entre esta segunda e quarta-feira. "Como a própria OMS diz nós poderemos ter ou não o coronavírus no Brasil, tudo indica que mais cedo ou mais tarde essa pandemia vai se alastrar pelo planeta e o Brasil precisa estar preparado", concluiu.

A licitação para a operação de resgate dos brasileiros, que inclui um avião, está sendo preparada pelo Executivo, segundo o ministro. A definição do local da quarentena, se em Florianópolis (SC) ou Anápolis (GO), será tomada nesta terça-feira após visita técnica dos ministérios da Saúde e Defesa.

Maia diz que projeto de lei seria votado mais rápido

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ponderou que uma medida provisória não pode ser votada imediatamente pelo Congresso, ao tratar sobre a proposta do governo sobre a quarentena dos brasileiros que serão resgatados na China.

Uma medida provisória (MP) precisa passar por uma comissão especial no parlamento, onde um relatório é produzido e esse texto é que vai à votação em plenário na Câmara e Senado. "Se o governo está com pressa e precisa votar amanhã seria melhor encaminhar um projeto de lei", disse Maia.

Um projeto de lei pode ter um ritual mais simples e ir direto ao plenário, pulando a etapa da comissão, a partir de um pedido de urgência para sua tramitação.
Segundo o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, o presidente Jair Bolsonaro editaria uma Medida Provisória (MP) ainda hoje.

Segundo o ministro da Saúde, Henrique Mandetta, o governo estima em 40 o número de brasileiros em Wuhan que tem interesse em retornar ao Brasil. No total, seriam cerca de 55 brasileiros vivendo na região.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895