Assembleia decide retomar processo disciplinar contra Jardel

Assembleia decide retomar processo disciplinar contra Jardel

Procuradoria enviará solicitação para que deputado preste depoimento na Comissão de Ética

Vitória Famer / Rádio Guaíba

Procuradoria vai enviar nesta terça-feira solicitação para que deputado preste depoimento na Comissão de Ética

publicidade

A Procuradoria da Assembleia Legislativa vai enviar ainda nesta terça-feira um documento solicitando que o deputado Mario Jardel (PSD) preste depoimento na Comissão de Ética. Segundo o procurador da Casa, Fernando Ferreira, após reunião de líderes e da Mesa Diretora, a Casa decidiu retomar o processo disciplinar contra Jardel. Isso ocorreu após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitar um recurso da Assembleia que pedia a revogação da liminar do Tribunal de Justiça suspendendo o processo de cassação do deputado.

“Pesaram dois pontos: a necessidade de dar uma resposta à sociedade, já que a Assembleia já havia concluído para votação desse processo disciplinar do deputado Jardel no dia cinco de julho, e aguardar toda tramitação do Judiciário, que infelizmente é desameadamente demorado. Então, a posição foi retornar o processo disciplinar à Comissão de Ética para que ela realize este novo interrogatório do deputado Jardel, que conclui a instrução do processo, e aí se retoma todo o andamento”, explicou o procurador.

Com isso, a subcomissão que analisa o processo de Jardel será remontada com os deputados que a compunham: Jeferson Fernandes (PT), Sérgio Turra (PP) e Tiago Simon (PMDB). Depois do depoimento de Jardel, a subcomissão apresentará um novo parecer à Comissão de Ética, que votará a medida. Se aprovada, o parecer será encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça, que decidirá no voto dos 12 deputados que a integram se a cassação de Jardel será ou não votada em plenário.

O ex-jogador do Grêmio é acusado pelo Ministério Público de integrar uma organização criminosa criada para se apropriar de diárias, manter funcionários fantasmas e exigir repasse de parte dos salários de assessores. O documento solicitando o depoimento do ex-jogador deve ser entregue ainda hoje à defesa do parlamentar do PSD.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895