Augusto Aras será indicado como novo PGR por Bolsonaro
capa

Augusto Aras será indicado como novo PGR por Bolsonaro

Com escolha, Bolsonaro quebra tradição de 16 anos de escolher nome que não estava em lista tríplice enviada por procuradores

Por
AE

publicidade

O presidente Jair Bolsonaro indicou nesta quinta-feira ao cargo de procurador-geral da República o subprocurador Augusto Aras. O nome ainda precisa ser aprovado pelo Senado. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo apurou, os dois conversaram por telefone no início da tarde desta quinta-feira.

Aras substituirá Raquel Dodge no cargo. O mandato dela acaba no dia 17 de setembro. Como o prazo para a tramitação no Senado é curto, o mais provável é que haja um período de transição entre e Dodge e o novo indicado.

A condução interina da Procuradoria-Geral da República (PGR), nesse caso, pela lei, ficaria incumbida ao vice-presidente do Conselho Superior do Ministério Público Federal, Alcides Martins, subprocurador-geral da República.

Nos últimos meses, Aras se reuniu com Bolsonaro ao menos cinco vezes, fora da agenda do presidente. Bolsonaro, ao indicá-lo, quebra uma tradição de 16 anos, não prevista na lei, segundo a qual o procurador-geral vinha sendo escolhido dentro de uma lista tríplice formulada em votação na categoria de procuradores da República.