Base aliada fica com 75% das vagas na CPI da Procempa

Base aliada fica com 75% das vagas na CPI da Procempa

Comissão ainda não tem data para iniciar trabalhos na Câmara de Porto Alegre

Lucas Rivas / Rádio Guaíba

CPI da Procempa é protocolada na Câmara dos Vereadores

publicidade

Depois de realizado o cálculo de proporcionalidade, a base governista ficou com nove das 12 cadeiras da CPI da Procempa. Além disso, o PDT – partido do prefeito José Fortunati – vai ser a única sigla com duas indicações. A oposição garantiu dois assentos, PT e PSol, e os partidos independentes serão representados pelo PSD. As demais legendas são PSB, DEM, PPS, PSDB, PMDB, PTB e PP.

Apenas a presidência da investigação está confirmada. A CPI vai ser conduzida pelo vereador Mauro Pinheiro (PT), proponente da comissão. Já o vice-presidente e relator serão definidos na primeira reunião da CPI, que ainda segue sem data de realização. A Procuradoria da Câmara de Vereadores examina o requerimento para dar autorização aos trabalhos do grupo de vereadores.

O vereador Mauro Pinheiro ratificou que os primeiros convocados a depor serão o ex-presidente da Procempa, André Imar Kulczynki, e o ex-conselheiro da Companhia, Cláudio Manfrói, ambos ligados ao PTB e que foram detidos na semana passada, por porte ilegal de armas. O pedido de afastamento de Manfrói foi solicitado na sexta-feira. A justificativa não foi divulgada.

A CPI foi aprovada com três votos de vereadores da base governista, além da oposição. As irregularidades na Procempa foram descobertas após auditoria interna realizada pela própria Prefeitura. Além de indícios de superfaturamento, também serão apuradas suspeitas de desvios de até R$ 50 milhões da Companhia.

Bookmark and Share

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895