Política

Bolsonaro avaliará "todas as circunstâncias" para escolher PGR

Porta-voz indicou que presidente deve tomar sua decisão até setembro

Vencedor na lista tríplice só não foi escolhido em duas ocasiões
Vencedor na lista tríplice só não foi escolhido em duas ocasiões Foto : Marcos Corrêa / PR / Divulgação CP

O porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, afirmou nesta segunda-feira  que o presidente Jair Bolsonaro vai esperar a formação da lista tríplice pela ANPR (Associação Nacional de Procuradores da República) para, após levar em consideração "todas as circunstâncias", escolher o nome do futuro procurador-geral da República. Rêgo Barros ressaltou, no entanto, que a decisão pode ser tomada até setembro, quando termina o mandato da atual chefe do Ministério Público Federal, Raquel Dodge.

"O presidente considera que este processo ainda está em construção e será conduzido pelos entes responsáveis. Após a definição da indicação da lista tríplice dos 1.200 procuradores, todas as circunstâncias serão levadas em consideração pelo presidente para balizar a escolha até setembro do novo procurador ou nova procuradora-geral da República", reforçou.

A votação será realizada nesta terça-feira. A tradição de formação da lista tríplice iniciou-se em 2001. Daquele ano até agora, o vencedor para o cargo de procurador-geral não foi acolhido apenas em sua primeira edição e, mais recentemente, em 2017, quando o então presidente Michel Temer escolheu Raquel Dodge. A atual PGR não se inscreveu para concorrer na eleição promovida pela ANPR.