Bolsonaro chega a Pelotas para inaugurar duplicação de contorno das BRs 116 e 392

Bolsonaro chega a Pelotas para inaugurar duplicação de contorno das BRs 116 e 392

Obras foram iniciadas há quase dez anos

Correio do Povo

publicidade

O presidente Jair Bolsonaro desembarcou na manhã desta sexta-feira em Pelotas. Cumprindo agenda no Rio Grande do Sul, a primeira parada do chefe de Estado é na cidade da Zona Sul, onde ele inaugura as obras de duplicação do Contorno de Pelotas, localizadas nas BRs 116 e 392. Os trabalhos iniciaram há quase dez anos.

Desde as primeiras horas desta sexta, apoiadores do presidente se reuniram no centro de evento de Pelotas, local em que ocorre a inauguração do Contorno da cidade. Quando o chefe de estado chegou ao local da cerimônia, já cheio, ele foi recebido aos gritos de "mito".

 

A obra 

A duplicação do Contorno de Pelotas foi liberada para tráfego ainda no final de março. Conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), são 23,69 quilômetros do trecho que já contam com a passagem de veículos. O trabalho começou na ponte sobre o arroio Pelotas, no km 511,89 da BR 116, e se estendeu até o viaduto de entroncamento com a avenida Viscondessa da Graça, no km 61,90 da BR 392.

Para a realização do empreendimento, o trecho foi dividido em dois lotes. Além da pista de rolamento, foram construídas melhorias operacionais como 11 viadutos, três pontes, ruas laterais e alças de acesso à cidade. A conclusão total da obra levou nove anos e seis meses, sendo que o lote 1 foi finalizado após 4 anos e dez meses. O investimento foi de R$ 690 milhões, cifra superior aos R$ 430 milhões iniciais.

De acordo com o Dnit, a diferença ocorreu devido ao reajuste dos preços iniciais, previsto em contrato, e o acréscimo de serviços que não haviam sido licitados primeiramente, dentro do limite permitido em lei, como os dois viadutos sobre a via férrea. As obras do Contorno, juntamente com a duplicação de 211 quilômetros da BR 116 entre Guaíba e Pelotas, com 131 quilômetros já concluídos e liberados, têm como objetivo melhorar a ligação no Estado com o Porto do Rio Grande.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895