Bolsonaro participa de filiação de deputados ao PL em Brasília

Bolsonaro participa de filiação de deputados ao PL em Brasília

Sigla que abriga o presidente da República abraça os deputados do extinto PSL que eram fiéis ao mandatário nas disputas internas 

R7

publicidade

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), participa na manhã deste sábado da solenidade de filiação de parlamentares ao seu partido. O evento é fechado para a imprensa e Bolsonaro deixou o Palácio da Alvorada direto para a sede da legenda, no Brasil 21, sem falar com jornalistas.

Iniciado o prazo da janela partidária, o PL abriu as portas para receber parlamentares que decidiram migrar para a legenda que, desde 30 de novembro, abriga o presidente da República. O PP e o Republicanos, parte da base do governo, também têm recebido filiações, segundo a ministra-chefe da Secretaria de Governo, Flávia Arruda.

Na quinta-feira, as movimentações de filiação no PL já tinham começado com a migração do ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni, antes ligado ao DEM. Entre os migrantes, o partido espera receber boa parte ala de deputados bolsonaristas do extinto PSL, insatisfeitos com o rumo do antigo partido que, após fortes disputas internas, se fundiu com o DEM e formou a União Brasil.

A movimentação partidária não deverá terminar neste sábado. A expectativa é que na próxima semana o PL siga arregimentando parlamentares interessados em integrar a mesma legenda que Bolsonaro.

Frente pró-Bolsonaro

Ao mesmo tempo que o evento de filiações do PL ocorre em um centro empresarial na área central de Brasília, a presidência local do PRTB também abre as portas do partido para receber parlamentares e futuros candidatos e fortalecer a Frente Bolsonarista do Distrito Federal.

O evento começou cerca de meia hora antes da filiação em massa de deputados bolsonaristas ao PL. Em convite, o presidente do partido no DF, Ubiratan Rodrigues, anunciou a solenidade de filiação no Clubes dos Oficiais da Polícia Militar.

Com a frente, políticos bolsonaristas esperam ajudar a ampliar a base de Bolsonaro no DF e no Congresso. É importante ressaltar que o PRTB foi uma das legendas que abriu as portas quando Bolsonaro estava sem partido e procurava uma sigla para disputar a próxima corrida eleitoral.

O partido chegou até mesmo a formalizar um convite para o presidente e seus filhos. Foram ao menos duas tentativas, mas Bolsonaro e a presidente do partido, Aldineia Fidelix, não chegaram a um consenso. O vice-presidente, Hamilton Mourão, integra a sigla.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895