Brasil precisa estar vigilante contra ataques ao processo eleitoral, diz conselheiro americano

Brasil precisa estar vigilante contra ataques ao processo eleitoral, diz conselheiro americano

Também ressalta necessidade de combater fake news e processos de desinformação

Mauren Xavier

Willard Smith tem plena confiança no processo eleitoral brasileiro

publicidade

Há mais de dois anos no Brasil, o conselheiro para Assuntos Políticos da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, Willard Smith, tem acompanhado as discussões sobre o processo eleitoral do próximo ano. E ressaltou a confiança na justiça eleitoral brasileira. “Eu e meu governo temos a plena confiança nas instituições democráticas do Brasil de organizar, executar, fiscalizar e monitorar eleições livres, transparentes”, afirmou.

Mesmo assim, apontou que o país precisa estar vigilante contra o que chamou de “atores malandros” que podem querer influir a confiança do povo no sistema eleitoral. “Isso é um perigo. Ainda nos Estados Unidos estamos vendo isso, mas no Brasil também”, enfatizou ele.

O conselheiro ressaltou que esses "atores malandros", por exemplo, podem agir no sentido, não de manipular os resultados, mas em diminuir a confiança do povo no sistema. E como solução, apontou a importância da educação da população. "É uma luta contínua para educar o povo para distinguir as fake news e as notícias verdadeiras", ressaltou ele, em conversas com jornalistas, em Porto Alegre. Na oportunidade, avaliou o clima acirrado que marcou a eleição norte-americana do ano passado. 

Ainda sobre as fakes news e campanhas de desinformação, reforçou que tem gerado preocupação mundial. Para ele, é fundamental a discussão sobre como combater esse fenômeno e mitigar possível impacto. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895