Candidatos à Prefeitura de Porto Alegre dão início a corrida eleitoral

Candidatos à Prefeitura de Porto Alegre dão início a corrida eleitoral

Afetada pela pandemia e pela chuva, campanha se concentrou ainda mais na Internet no primeiro dia

Henrique Massaro

Em Porto Alegre, os candidatos ao Paço Municipal utilizaram suas redes sociais para das a largada de suas campanhas

publicidade

A necessidade de isolamento por conta da pandemia, somada a chuva, fez com que o início oficial da corrida eleitoral, neste domingo, ficasse ainda mais na Internet. Em Porto Alegre, os candidatos ao Paço Municipal utilizaram suas redes sociais para dar a largada de suas campanhas. Logo no início do dia, plataformas como o Twitter e o Facebook reuniram postagens e lives da maioria das chapas e apoiadores. 

Fernanda Melchionna (PSol) sequer esperou amanhecer e, às 00h12min anunciou aos seguidores que estava dada a largada para a campanha eleitoral. De manhã, ela precisou cancelar sua visita ao Brique da Redenção em função da chuva, mas, às 16h, fez o lançamento oficial de sua campanha ao lado do seu candidato a vice, Márcio Chagas. Eles estrearam um vídeo gravada no Morro da Cruz e, em seguida, eles entraram ao vivo, lendo depoimentos e trazendo as bandeiras de campanha, como a da construção de uma nova esquerda. “Que o projeto autoritário e neoliberal do Marchezan seja tirado do Paço Municipal, mas não pode ser tirado com retrovisor olhando para o passado, porque o passado é uma roupa velha que não nos serve mais.”

Com o tempo estável de sábado, Gustavo Paim (PP) conseguiu manter parte da agenda e visitou o Morro da Polícia, onde dialogou com a comunidade local, que reclamou sobre a falta de água na região. A agenda de domingo, no entanto, que contava com visita na comunidade do Parque Minuano, precisou ser transferida por conta da chuva. O atual vice-prefeito visitou, no fim da tarde, o comitê do candidato a vereador André Machado (PP) e ao longo do dia utilizou as redes sociais para se posicionar sobre diferentes aspectos da cidade e falar sobre seu aprendizado nos últimos quatro anos. “Conheci a cidade ainda mais a fundo e firmei ainda mais a certeza de tudo que falei aqui: de que temos uma população absurdamente a fim de realizar, mas inacreditavelmente abandonada.”

João Derly (Republicanos) marcou o início da campanha nas redes chamando novamente a atenção para o fato de Porto Alegre ser a capital brasileira com o maior percentual de idosos, cerca de 15%. Ainda pela manhã, ele participou da inauguração do comitê do colega de partido, o vereador Alvoni Medina, que está na disputa eleitoral para permanecer no Legislativo. Também esteve no adesivaço e lançamento do comitê do candidato a vereador José Freitas e se reuniu com o candidato a vice-prefeito, delegado Fernando Soares, para se preparar para debate nesta segunda-feira.

Ainda no sábado, José Fortunati (PTB) lançou um vídeo marcando o final da fase de pré-campanha e afirmando: “A eleição que começa amanhã (domingo) é a mais importante dos últimos anos”. No domingo, marcou a largada oficial com um novo vídeo. No material, é anunciado novamente que a candidatura não é esquerdista ou direitista, mas “porto-alegrista”. O ex-prefeito ainda manteve as atividades que havia programado, apesar do tempo chuvoso. Participou da missa de São Jorge, realizou visitas e esteve em adesivaço e bandeiraço com o candidato a vice-prefeito André Cecchini (Patriota).

Juliana Brizola (PDT) participou, no sábado, de uma live com o presidente nacional do partido, Carlos Lupi, e, no domingo, também utilizou as redes para anunciar o início oficial da campanha e divulgar as propostas de governo. Ainda realizou gravações de material para televisão e Internet e se reuniu com a equipe técnica. 

Júlio Flores (PSTU), que participou, no sábado, de seminário programático do partido, no domingo, participou do lançamento das candidaturas do PSTU da Capital, pelas redes sociais. Ele utilizou o Facebook para formalizar o início da campanha. “É preciso que os trabalhadores – sejam homens, mulheres, negros, LBGTs, quilombolas, indígenas, estrangeiros, idosos, desempregados, autônomos ou pequenos comerciantes – construam nestas eleições uma alternativa socialista para nossa cidade”, escreveu.

Luiz Delvair Martins Barros (PCO) manteve as caminhadas que havia previsto com moradores da antiga Vila Nazaré. No entanto, as atividades tiveram curta duração em função da chuva. 

Depois de utilizar as redes sociais no sábado para marcar o fim da pré-campanha, Manuela D’Ávila (PCdoB) postou, ainda na madrugada de domingo, um vídeo de lançamento oficial da campanha. “Quando vemos Porto Alegre repleta de crianças nas sinaleiras, sabemos que não temos tempo para repetir caminhos que já não resolveram esses problemas, quando vemos os índices de desemprego na nossa cidade, sabemos que não temos tempo para aqueles que se apresentam e trabalham apenas no ano da eleição”, disse. Durante o dia, ela e seu candidato a vice, Miguel Rossetto (PT), visitaram famílias na Restinga, de onde fizeram uma live. Ainda no bairro da zona Sul, eles fizeram adesivaço com apoiadores. 

Montserrat Martins (PV) manteve agenda interna. Ele participou de reuniões por videoconferência do Partido Verde e se preparou para o debate dos candidatos desta segunda-feira. 

Nelson Marchezan Júnior (PSDB) não utilizou as redes sociais para se manifestar sobre o início da campanha eleitoral. O atual prefeito esteve reunido com a sua coordenação de campanha e arcou o começo oficial da corrida eleitoral em reunião com os candidatos a vereador da coligação, formada por PSDB, PSL e PL. 

Rodrigo Maroni (PROS) manteve sua agenda de atividades relacionadas à proteção animal mesmo com a chuva. No domingo, ele esteve com um grupo alimentando animais de rua e visitou três locais de adoção e proteção animal em Porto Alegre. 

Sebastião Melo (MDB) utilizou o Facebook para mostrar as atividades que realizou com seu candidato a vice, Ricardo Gomes (Dem), durante o domingo. Ele participou de missa na Igreja São Jorge e visitou o bairro Partenon, na zona Leste da Capital. O deputado estadual ainda participou de adesivaço no Largo Zumbi dos Palmares, esteve na Praça da Encol e visitou a zona Sul da Capital. 

Valter Nagelstein (PSD) realizou visitas com pré-candidatos a vereador e utilizou o fim de semana para gravar programas de televisão e para se preparar para debate desta segunda-feira.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895