Cartórios eleitorais de Esteio e Estância Velha estarão abertos no final de semana
capa

Cartórios eleitorais de Esteio e Estância Velha estarão abertos no final de semana

Iniciativa é para facilitar o cadastramento biométrico dos eleitores das cidades

Por
Correio do Povo

Ações nos finais de semana busca amplia o cadastramento dos eleitores

publicidade

Para ampliar o acesso da população ao serviço de cadastramento biométrico dos eleitores, os cartórios eleitorais de Esteio e Estância Velha estarão abertos neste final de semana. O cartório da 97ª de Esteio abrirá das 13hs às 18hs. Segundo a chefe do cartório, Evânia Almeida, a procura pela revisão cadastral está muito abaixo da necessidade. Faltam cerca de 43 mil eleitores para fazer o cadastramento. O telefone do cartório eleitoral é o (51) 3473- 6088. A sede fica na avenida Dom Pedro, 171, no bairro Centro. Em Esteio, o prazo para a revisão cadastral segue até dia 11 de março de 2020. 

Em Estância Velha, o atendimento ocorrerá somente com agendamento de horário pelo telefone (51) 3561-1837, das 10h às 17h. Segundo a chefe do cartório, Detiana Pereira Custódio, cerca de 13 mil eleitores ainda não fizeram a biometria. O cartório está localizado na rua Theodomiro Porto da Fonseca, 130, sala 2, Centro.  

A recomendação é que quem comparecer antes evitará o tradicional acúmulo que ocorre nos últimos dias. A revisão de eleitorado, com biometria, é obrgiatória, assim quem não comparecer poderá ter a sua inscrição eleitoral cancelada e, por consequência, além de não poder votar, poderá ter vários problemas como a impossibilidade de obter passaporte, de realizar matrícula em instituição pública de ensino, bem como receber diploma da mesma, além de irregularidade no CPF, entre outros. 

No processo de cadastramento é necessária a apresentação de um documento de identidade (RG, certidão de nascimento ou casamento, CTPS, carteiras profissionais, OAB, COREN, CREA, etc..., ou CNH, esta última com exceção ao primeiro título, para o qual não é aceita), e comprovante atualizado de endereço.

O eleitor poderá agendar o atendimento através do site do TRE.