Cassados prefeito e vice de Jaguari por compra de votos

Cassados prefeito e vice de Jaguari por compra de votos

Prefeito e vice de Barra do Ribeiro permanecem no cargo com liminar concedida pelo TSE

Rádio Guaíba

publicidade

Por Lucas Rivas

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou nesta segunda-feira os mandatos do prefeito de Jaguari, João Mário Cristofari (PMDB) e do vice Sidinei Santos (PT), por compra de votos. A sentença confirmou a decisão de primeiro grau proferida pela Justiça eleitoral de Cacequi, em junho. O resultado no Pleno foi de quatro votos a favor e três contra.

O TRE julgou procedente a ação ajuizada pela coligação que perdeu a eleição em 2012 e entendeu que os políticos compraram votos durante o processo eleitoral em troca de dinheiro, materiais de construção, gêneros alimentícios e até de um cavalo. Multas também foram aplicadas aos condenados.

Como a chapa obteve mais de 50% dos votos válidos, uma nova eleição deve ocorrer na cidade do Centro do Estado. O prefeito e vice cassados ainda podem recorrer no Tribunal Superior Eleitoral.

Cristofari e Santos foram eleitos por uma diferença de apenas sete votos. Nas eleições de 2012, a chapa somou 4.171 votos.

Em Barra do Ribeiro, prefeito e vice cassados reverteram decisão no TSE

No início de setembro, o Pleno do TRE também manteve a decisão de primeira instância que cassou os diplomas do prefeito de Barra do Ribeiro, Luciano Guimarães Machado Boneberg (PSD), e do vice, Jorge Bressan (PSD), eleitos em 2012. Por meio de uma liminar no TSE, porém, os políticos garantiram a manutenção dos cargos até o julgamento do mérito. Ambos foram condenados por captação e gasto ilícitos de dinheiro durante a campanha.

O candidato que ficou em segundo lugar no pleito, Jairo Alexandre Duarte, do PSDB, chegou a assumir o Executivo de Barra do Ribeiro em 18 de setembro, mas deixou o cargo no dia 22 após liminar obtida pela coligação.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895