CCJ aprova novo mandato de Aras na PGR

CCJ aprova novo mandato de Aras na PGR

Recondução ao Ministério Público ainda precisa ser aprovada no plenário do Senado Federal

Correio do Povo e AE

Recondução ao Ministério Público ainda precisa ser aprovada no plenário do Senado Federal

publicidade

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta terça-feira, a renovação do mandato de Augusto Aras para o cargo de procurador-geral da República por mais dois anos. O novo mandato foi aprovado por 21 votos contra a 6, e uma abstenção. Agora, decisão precisa ser aprovada pelo plenário principal do Senado Federal. Aras precisará de ao menos 41 votos favoráveis. A votação é secreta e deve ocorrer ainda hoje.

Durante sabatina na manhã de hoje, o procurador-geral da República negou alinhamento com o governo federal e disse que não está se omitindo nas ações de combate à pandemia e na proteção ao sistema democrático. 

Questionando pelos senadores sobre eventual falta de ação diante de irregularidades no combate à pandemia de Covid-19 por parte do presidente Jair Bolsonaro, o chefe do Ministério Público Federal disse que tem como foco não perseguir integrantes de cargos eletivos. "Há um cuidado permanente para não criminalizar a política, não prejudicar a política. Não impedir o desenvolvimento das empresas", disse Aras.

Respondendo questionamento de senadores sobre o alinhamento com o Planalto, Aras se defendeu alegando que discordou em 30% dos pedidos liminares feitos pelo governo federal e em 80% das manifestações relacionadas à Covid-19.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895