Comissão de Educação do Senado vota convocação de Milton Ribeiro

Comissão de Educação do Senado vota convocação de Milton Ribeiro

Ministro da Educação terá que se explicar sobre áudio em que afirma que o governo prioriza pedidos de verba feitos por pastores

R7

publicidade

Está pautado para esta quinta-feira (24) o requerimento de convocação do ministro da Educação, Milton Ribeiro, para prestar esclarecimentos à Comissão de Educação do Senado. O ministro terá que se explicar sobre áudio em que afirma que o governo federal prioriza prefeituras cujos pedidos de liberação de verba foram negociados por pastores que não têm cargo na pasta.  No áudio Ribeiro afirma que o governo federal deve priorizar pedidos de liberação de verba feitos pelos pastores Gilmar Santos e Arilton Moura.

"Porque a minha prioridade é atender primeiro os municípios que mais precisam e, em segundo, atender a todos os que são amigos do pastor Gilmar. Porque foi um pedido especial que o presidente da República fez para mim sobre a questão de Gilmar. Apoio. Então o apoio que a gente pede não é segredo, isso pode ser (inaudível) é apoio sobre construção das igrejas", disse Ribeiro, em áudio revelado pela imprensa.

Tentativa de acalmar os ânimos

Em um movimento na tentativa de acalmar os ânimos e evitar mais desgastes, o ministro  ligou na quarta-feira (23) para o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e para o senador Marcelo Castro (MDB-PI), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, para se pôr à disposição do Congresso para prestar esclarecimentos. Na ocasião, o ministro disse ao senador que nem precisaria aprovar requerimento algum na comissão, uma vez que ele está disponível para conversar com o Parlamento.

Marcelo Castro já havia anunciado que porá em votação nesta quinta-feira (24), em reunião da comissão, um requerimento que pede a convocação do ministro e outro requerimento de convite para que o presidente do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), Marcelo Lopes da Ponte, preste esclarecimentos à comissão.

Ainda na Comissão de Educação, há convites para que Mário Frias explique gastos em viagem e para que todos os envolvidos nos áudios do MEC compareçam para esclarecimentos. São eles: Márcio Lopes da Ponte, presidente do FNDE; Gilmar Silva dos Santos; Arilton Moura; Prefeito de Rosário (MA), Calvet Filho; Prefeito de Anajatuba (MA), Helder Aragão; Prefeito de Centro Novo (MA), Junior Garimpeiro; e Prefeita de Bom Lugar (MA), Marlene Miranda.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895