Deputado do PDT protocola projeto que garante parcelamento do IPVA no RS

Deputado do PDT protocola projeto que garante parcelamento do IPVA no RS

Mesmo com recuo do governo, Luiz Marenco quer garantir que no próximo ano ou gestão cota única não possa ser revista

PDT se antecipou ao NOVO, que anunciou que apresentaria projeto

publicidade

Mesmo com o recuo do governador Eduardo Leite no anúncio que previa que o Imposto sobre a propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Rio Grande do Sul deveria ser pago em cota única em 2020, o deputado Luiz Marenco (PDT) protocolou um Projeto de Lei que garante o parcelamento. “Desta vez o governador recuou, mas e num próximo ano ou próxima gestão? Queremos garantir ao cidadão o direito de parcelar o IPVA, afinal é um tributo com um valor alto, que onera as famílias. Com esse projeto, estamos salvaguardando as pessoas de “surpresas” como a de ontem”, afirmou ao explicar o porquê de sua ação.

Desta forma, o deputado se antecipa nas repercussões à proposição de alteração da Lei 8115/1985, que institui o imposto, e adiciona um artigo que assegura o parcelamento em três parcelas iguais. Durante a manhã, o Novo havia informado que apresentaria projeto para garantir a divisão do pagamento. Com o anúncio da sigla trabalhista, o partido desistiu.

Outros estados o Brasil já estabeleceram o parcelamento em lei, a exemplo de São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais e Amazonas. Se aprovado, o projeto de Marenco retira do executivo a possibilidade de, através de decreto, instituir o pagamento em cota única. Qualquer mudança na forma de liquidação do tributo terá de ser submetida à Assembleia através de Projeto de Lei.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895