Deputados gaúchos aprovam 16 projetos em duas horas na Assembleia

Deputados gaúchos aprovam 16 projetos em duas horas na Assembleia

Reajuste do mínimo regional foi o primeiro a ser votado. Aumentos das remunerações do governador e deputados ficaram para o final

Flavia Bemfica

publicidade

A Assembleia Legislativa gaúcha aprovou, em duas horas de sessão extraordinária na manhã desta terça-feira (20), um total de 16 propostas. Entre elas, o projeto que aumentou em 10,6% o salário mínimo regional.

A sessão faz parte da maratona posta em curso no Legislativo para a apreciação de 48 matérias na última semana antes do recesso parlamentar, que começa na sexta, 23.

A pauta contém temas polêmicos, como o aumento nos subsídios do governador, vice, secretários e deputados. Também irão a plenário reestruturações em carreiras do Executivo, do Legislativo e de parte do Judiciário.

Os textos mais polêmicos ficaram para o final na ordem de votações e deverão ser apreciados entre o final desta terça e amanhã.

Nesta terça, antes da sessão, os líderes acordaram dividir a ordem de votações em cinco blocos, começando pelos projetos do Executivo em regime de urgência. Na sequência ficaram os textos que tratam de doações, os de autoria de parlamentares e, depois, os protocolados pelo Executivo na última semana. O último bloco é o que trata dos subsídios.

A estratégia posta em curso prlos parlamentares incluiu não só a ordem de votações como também uma série de negociações prévias, de forma a que os textos já cheguem ao plenário com maioria para aprovação, economizando tempo de manifestações na tribuna.

O planejamento para 'limpar a pauta' com celeridade também incluiu começar as votações pela análise do reajuste no piso regional. Ao  colocar o texto como primeiro da pauta, os parlamentares também acalmaram representantes de centrais sindicais que se dirigiram à Casa para acompanhar a votação. Após ela ser finalizada, as galerias se esvaziaram.

A sessão extraordinária se encerrou poucos minutos após o meio-dia. Na sequência uma reunião da Mesa Diretora trata da continuidade dos trabalhos. Eles serão retomados com uma sessão ordinária marcada para às 14h.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895