Eduardo Cunha deve ler carta de renúncia nesta tarde

Eduardo Cunha deve ler carta de renúncia nesta tarde

Presidente afastado da Câmara é réu no STF e alvo de cassação no Conselho de Ética

AE

publicidade

O presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), escreveu uma carta de renúncia. Ele deve ler a carta na tarde desta quinta-feira, na Câmara dos Deputados. Cunha neste momento está a caminho do Congresso Nacional, onde há a expectativa de que ele anuncie sua decisão de deixar o comando da Câmara.

O comunicado ocorre um dia após o relator da Comissão de Constituição e Justiça, Ronaldo Fonseca (PROS-RJ), recomendar a anulação da votação no Conselho de Ética, que em junho, aprovou, por 11 votos a 9, o parecer do deputado Marcos Rogério que concluiu que o deputado mentiu em depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, em maio de 2015, sobre a existência de contas bancárias de sua propriedade no exterior.

Processo

Eduardo Cunha recorreu à CCJ contra a decisão do Conselho de Ética alegando que houve irregularidades no processo: cerceamento do direito de defesa; aditamento de denúncias sobre novas contas no exterior; e parcialidade do presidente do conselho, deputado José Carlos Araújo (PR-BA); entre outras.

Após a decisão, Eduardo Cunha afirmou, em nota, que o processo foi todo conduzido com parcialidade e nulidades gritantes. Ele alega que não mentiu à CPI, pois não era proprietário de conta, e sim beneficiário de um truste.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895