Eleições 2022: Gabriel Souza é o único inscrito para indicação do MDB ao Piratini

Eleições 2022: Gabriel Souza é o único inscrito para indicação do MDB ao Piratini

Ontem, o outro nome na disputa, Alceu Moreira, retirou o seu nome da disputa interna

Correio do Povo

A previsão é que o diretório confirme a indicação de Gabriel reunião do próximo domingo

publicidade

Após o deputado federal Alceu Moreira retirar o seu nome da disputa interna do MDB para ser o pré-candidato ao governo do Estado, o deputado estadual Gabriel Souza foi o único a apresentar o requerimento de inscrição para a indicação ao cargo nas eleições deste ano. O período para inscrição terminou na manhã desta quinta-feira. A previsão é que o diretório confirme a indicação na reunião do próximo domingo. A votação ocorrerá presencialmente, das 9h às 11h3min0, em reunião do colegiado, em Porto Alegre. O encontro é exclusivo para membros do Diretório.

A definição do nome ocorre em momento de intensa crise interna do partido. Isso porque a decisão do diretório de escolher sozinho, por meio de seus 70 integrantes, o nome do partido para disputar a eleição, gerou críticas. Uma ala de liderança defendia que a escolha se desse de forma mais ampla e também que ficasse para abril. A manifestação foi apresentada por meio de carta encaminhada à executiva na quarta-feira. Poucas horas depois, Alceu divulgou carta, recheada de críticas, sobre as movimentações internas e externas em relação à disputa e retirou o seu nome. 

Sartori afirma que não concorrerá 

Mais cedo, o ex-governador José Ivo Sartori (MDB) divulgou vídeo no qual informa que, nas eleições deste ano, cumprirá o seu papel, "mas desta vez, não mais como candidato". Sartori era apontado por muitas lideranças como o nome capaz de unificar o partido na disputa estadual. Nos bastidores, ele manifestava que não tinha interesse de concorrer novamente ao Piratini. Assim, o seu nome vinha sendo cotado para uma vaga ao Senado, em uma possível coligação. 

Em uma gravação de pouco mais de dois minutos, ele ressaltou que estará ao lado do candidato do MDB e ao lado do "legado que nós começamos, de recuperação do Rio Grande do Sul".


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895