Após renúncia de Fortunati, PTB oficializa apoio a Sebastião Melo nas eleições de Porto Alegre

Após renúncia de Fortunati, PTB oficializa apoio a Sebastião Melo nas eleições de Porto Alegre

Emedebista defendeu pautas em comuns entre os partidos

Correio do Povo

Decisão foi comunicada nesta quarta-feira

publicidade

O presidente do PTB em Porto Alegre, Everton Braz, anunciou, nesta quarta-feira, apoio à candidatura de Sebastião Melo (MDB) à Prefeitura de Porto Alegre. A decisão ocorreu horas depois do então candidato José Fortunati (PTB) renunciar à corrida eleitoral após ter a candidatura de seu vice na chapa, o médico André Cecchini (Patriota), indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS). 

“Não poderíamos agora nos retrairmos e ir pra casa. Caberá a nós decidirmos neste momento. A decisão da executiva municipal é em relação à continuidade do pleito nesta eleição. Nós, a partir deste momento, estamos declarando formal apoio à candidatura de Sebastião Melo”, anunciou Braz ao lado de lideranças de partidos políticos da coligação na sede do diretório municipal do PTB. "Não era nosso plano inicial, mas sempre tivemos respeito ao Sebastião Melo. Estávamos separados, mas fez Deus que hoje estívessemos reunidos para a vitória", declarou. 

A decisão do ex-prefeito da Capital de abandonar o pleito municipal a poucos dias da eleição foi anunciada em transmissão ao vivo. O petebista acusou o TRE-RS de ter tomado uma decisão política “ferindo de morte” a candidatura. A chapa chegou a entrar com recursos (embargos declaratórios) junto ao próprio TRE, mas, mesmo assim, decidiu pela renúncia na eleição. Fortunati não estava durante o evento de apoio a candidatura de Melo. Segundo a colunista de política do Correio do Povo, Taline Oppitz, ele ainda não decidiu se irá se manter  neutro, sem participar do restante da campanha. 

O presidente do TRE-RS, desembargador André Villarinho, lamentou as contestações da atuação do tribunal feitas por José Fortunat. Segundo ele, diferente do que foi afirmado por Fortunati, o acórdão da decisão que indeferiu a candidatura do vice na chapa do petebista, foi publicado na terça-feira.  "O TRE-RS se limitou a cumprir a lei", ressaltou. Ele disse, que atribuir uma decisão política ao tribunal, é "lamentável".

“Decisão em nome da cidade”

Após o anúncio de apoio do PTB Porto Alegre à sua candidatura ao Paço Municipal, o candidato Sebastião Melo (MDB) elogiou a postura da sigla petebista. “Aconteceu um incidente de percurso. Mas, vocês tomaram uma decisão em nome da cidade. O gesto de vocês tem que tomar as ruas”, discursou nesta quarta-feira.

Melo exaltou a biografia política de Fortunati, de quem já foi vice-prefeito. Na sede do PTB Porto Alegre, o emedebista defendeu pautas em comuns entre os partidos – como a defesa da causa animal e a liberdade econômica – e convocou os eleitores para intensificar os trabalhos nas ruas. “A partir de hoje eu durmo mais tarde e acordo mais cedo”, disse. Está marcado para as 17h de hoje a primeira atividade de campanha entre os partidos apoiadores da chapa de Melo, sendo o primeiro com a presença do PTB.


Assinante
Exclusivo para assinantes
Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895