Conheça os canais que estão disponíveis para denunciar irregularidades e fake news

Conheça os canais que estão disponíveis para denunciar irregularidades e fake news

São sites, canais em aplicativos de mensagens, email próprios e o aplicativo Pardal

Correio do Povo

O objetivo é evitar a circulação de notícias falsas

publicidade

Há menos de 20 dias para as eleições municipais, a Justiça Eleitoral tem divulgado diferentes plataformas desenvolvidas para que os eleitores possam denunciar notícias falsas e irregularidades na corrida eleitoral. Entre as opções dadas pelos órgãos estão sites, canais em aplicativos de mensagens, email próprios e o aplicativo Pardal.

A equipe do Correio do Povo reuniu os canais disponíveis e fez um guia de como denunciar em cada um dos meios disponíveis:

1.  O TSE  desenvolveu um canal diretamente com o WhastApp para que você possa denunciar alguma mensagem duvidosa que tenha recebido através do aplicativo. Para acessar é só clicar aqui. Na página, é preciso preencher alguns campos obrigatórios, marcados em asteriscos, como nome, região, data em que a mensagem foi recebida e o número pelo qual veio. Há ainda um espaço para adicionar informações complementares sobre a mensagem.

2. O aplicativo Pardal, criado pela Justiça Eleitoral, é um meio para denunciar irregularidades encontradas nas campanhas eleitorais. O aplicativo está disponível na PlayStore e na App Store. Através dele, você pode enviar fotos, vídeos e relatos de propaganda irregular, compra de votos e afins. Na página inícial do aplicativo você também encontra informações do que é ou não permitido na campanha. Confira o passo a passo de como realizar uma denúncia:

PASSO 1: Clique no + na tela inicial do seu aplicativo e escolha se vai denunciar uma propaganda irregular ou outro crime eleitoral

PASSO 2: informe o seu estado, município, bairro e endereço ou ponto de referência. Em seguida, informe a eleição sobre a qual está fazendo a denuncia, o objeto (se é partido, coligação ou candidato) e avance para a próxima etapa.

PASSO 3: descreva a sua denuncia no campo indicado e, caso tenha, adicione foto, vídeo ou áudio.

PASSO 4: insira o seus dados: cep, endereço, nome, cpf, email e telefone. Caso prefira manter os seus dados em sigilo, é só clicar em "Quero manter o sigilo dos meus dados pessoais" na parte superior da tela.


PASSO 5: Após terminar o preenchimento, selecione "enviar denúncia" na parte inferior da tela.
 

 

3. As denúncias de irregularidades ou suspeitas de informações falsas também podem ser encaminhadas pelo site do Ministério Público Eleitoral.

PASSO 1: abra o site do MPE e, no menu superior, selecione "serviços ao cidadão". Na página, escolha a opção "denúncias" e clique. 

PASSO 2: você será redirecionado a uma nova página, em que deverá preencher com seus dados e email. Após preenchido os dados, selecione o tipo de manifestação, a descrição e os anexos. Depois que terminar é só clicar em "cadastrar" no fim da página.

4.  O TRE-RS criou um canal com WhastApp para o envio das denúncias de suspeitas as fake news. Para enviar uma mensagem, é preciso adicionar o número: (51) 98463-9692 em seu telefone e iniciar a conversa no seu aplicativo. O atendimento é realizado no mesmo horário de funcionamento da Justiça Eleitoral, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h. Além disso, é possível enviar as denúncias pelo email  desinformacao@tre-rs.jus.br.

Além dessas quatro maneiras citadas, é possível entrar em contato direto com o TSE pelo Whatsapp para obter informações corretas e confiáveis sobre o as eleições. Para isso, é necessário adicionar o número +55 61 9637-1078 na sua lista de contatos e iniciar uma conversa no aplicativo de mensagens. Pelo computador, é possível acessar o serviço por este link.
 


Assinante
Exclusivo para assinantes
Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895