Conheça os candidatos ao Senado pelo RS

Conheça os candidatos ao Senado pelo RS

Quatro mulheres e quatro homens estão na corrida por uma cadeira no Senado

Correio do Povo

No pleito deste ano, só uma vaga está em jogo

publicidade

Oito* nomes se apresentam como candidatos ao Senado pelo Rio Grande do Sul. No pleito deste ano, apenas uma das três cadeiras gaúchas na Casa está em jogo: a de Lasier Martins (Podemos), que se elegeu em 2014 pelo PDT e, agora, tenta vaga na Câmara dos Deputados. 

 

Confira quem são os candidatos ao Senado pelo RS:

    

  • Ana Amélia Lemos (PSD):

A ex-senadora deixou o PP e filiou-se ao PSD, a convite de Gilberto Kassab, presidente do partido, em março de 2022, para concorrer ao Senado pelo RS. Até final de março, ela ocupava a secretaria estadual de Relações Federativas e Internacionais. Ana Amélia foi senadora de 2011 a 2019. Nas eleições de 2018, concorreu à vice-presidência da chapa de Geraldo Alckmin. Em 2014, candidatou-se a governadora, mas não chegou ao segundo turno.   

  • Fabiana Sanguiné (PSTU): 

A candidata foi dirigente do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (SIMPA) e da Associação dos Servidores da Saúde (ASSMS), além de conselheira do Conselho de Representantes Sindicais da Saúde (CORES/SAÚDE).  Fabiana, que é funcionária pública da área da saúde,  esteve à frente de mobilizações dos trabalhadores.  

  • Hamilton Mourão (Republicanos): 

Apesar de ter passado boa parte da sua trajetória no Rio de Janeiro, o vice-presidente da República anunciou ainda em fevereiro deste ano que disputaria ao Senado pelo RS. Natural de Porto Alegre, o general destacou-se à frente do Comandante Militar do Sul (CMS). Ao deixar o PRTB, ele filiou-se ao Republicanos em março deste ano. Mourão disputou seu primeiro cargo político em 2018, sendo eleito vice na chapa de Jair Bolsonaro (PL). 

  • Maristela Zanotto (PSC): 

Maristela Zanotto é empresária do ramo calçadista, atuando como comerciante há 35 anos. Também ministrando palestras, ela já presidiu a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caçapava do Sul, onde reside. Maristela concorrerá a um cargo eletivo pela primeira vez.  

  • Olívio Dutra (PT): 

Olívio Dutra foi governador do Estado e prefeito de Porto Alegre. Também é ex-ministro das Cidades, na gestão de Lula, e ex-deputado federal. Oito anos depois de disputar sua última eleição, quando foi derrotado justamente quando concorreu ao Senado, Olívio volta prometendo, caso eleito, um mandato coletivo com os suplentes Roberto Robaina (PSol) e Fátima Maria (PT).  

  • Paulo Rosa (DC):

Conhecido como Paulo do Sopão, é natural de Santa Rosa, mas residente em Viamão. Antes, quando baseado em Alvorada, concorreu três vezes a vereador e, em 2020, disputou a corrida pelao prefeitura do município, na época filiado ao Avante, não tendo sido eleito em nenhuma das oportunidades. 

  • Professor Nado (Avante): 

Natural de São Leopoldo, o professor Nado é doutor em Ciências Sociais. Ele foi ministro interino da Educação, secretário-executivo adjunto do Ministério da Justiça e coordenador do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania entre 2007 e 2010, nos governos do ex-presidente Lula.

  • Sanny Figueiredo (PSB):

A  microempresária Sanny Figueiredo teve a candidatura confirmada no último dia 9 de setembro, após a renúncia de Airto Ferronato, da mesma sigla. Sanny era a primeira suplente na chapa. Essa é a segunda vez que ela disputa um cargo eletivo. 

*No dia 29 de setembro, a candidata Comandante Nádia (PP) renunciou e deixou a disputa.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895