Datafolha não fez pesquisa eleitoral em Porto Alegre

Datafolha não fez pesquisa eleitoral em Porto Alegre

Sebastião Melo mantém pesquisa falsa nas redes mesmo após decisão da Justiça Eleitoral determinar retirada

Flavia Bemfica

publicidade

A campanha do candidato Sebastião Melo (MDB) está mantendo em suas redes sociais uma pesquisa falsa, atribuída erroneamente ao Datafolha, que o coloca à frente da disputa pela prefeitura da Capital. A postagem podia ser acessada tanto no instagram como no facebook do deputado às 15h30 deste domingo, mesmo após a justiça eleitoral ter determinado, oito horas antes, às 7h30, que as postagens sobre a suposta pesquisa fossem excluídas, porque trata-se de conteúdo falso.

Na decisão, tomada a partir de representação feita pela coligação adversária, da candidata Manuela D’Ávila (PCdoB), a juíza Gladis de Fatima Canelles, da 158ª Zona Eleitoral, determinou a exclusão imediata das publicações “em todas as suas redes sociais, bem como se abstenham de veiculá-la por quaisquer meios, sob pena de multa.” Quando a confusão sobre a pesquisa falsa começou, na noite de sábado, a campanha de Melo informou que havia excluído as postagens. De fato, elas não eram localizadas nas primeiras horas de domingo em suas redes. Mas, à tarde, estavam de volta. Neste domingo, ao ser questionado sobre a divulgação de conteúdo falso, o candidato disse que havia sido induzido ao erro.

O Datafolha não realizou nenhuma pesquisa eleitoral em Porto Alegre nestas eleições municipais de 2020 e a pesquisa que passou a circular em algumas redes sociais no sábado à noite não existe. O esclarecimento foi feito ainda na noite de sábado, em matéria publicada no jornal Folha de São Paulo, que pertence ao mesmo grupo do instituto, e no twitter do Datafolha.

O desmentido ocorreu após um levantamento que mostrava Sebastião Melo (MDB) à frente de Manuela D’Ávila (PCdoB) na disputa pela prefeitura da Capital circular em grupos e redes sociais do candidato do MDB e apoiadores na noite de sábado e chegar a ser divulgado no portal Band/Uol. Após o desmentido, o portal publicou uma correção destacando que não foi feita pesquisa do Datafolha em Porto Alegre. No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também não consta nenhuma pesquisa Datafolha para a eleição na Capital. Eleitores que tenham dúvidas sobre quais foram as pesquisas eleitorais realizadas de fato e registradas, em Porto Alegre e outras cidades, podem consultar o site do TSE no link.


Assinante
Exclusivo para assinantes
Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895