Divulgada pesquisa para Prefeitura de Porto Alegre

Divulgada pesquisa para Prefeitura de Porto Alegre

RealTime Big Data aponta Manuela D'Ávila à frente de José Fortunati, Nelson Marchezan Jr e Sebastião Melo

R7

Manuela D'Ávila lidera pesquisa para a Prefeitura de Porto Alegre

publicidade

Manuela D’Ávila (PCdoB) lidera a disputa pela prefeitura de Porto Alegre com vantagem 10 pontos percentuais à frente do segundo colocado, de acordo com a pesquisa eleitoral da RealTime Big Data publicada nesta quarta-feira.

Segundo a pesquisa, na votação estimulada, D’Ávila lidera com 21%, seguida por José Fortunati (11%), do PTB. Mais atrás estão Nelson Marchezan Jr (PSDB), o atual prefeito, e Sebastião Melo (MDB), com 10% cada.

Juliana Brizola (PDT), com 4%, Fernanda Melchionna (PSOL) e Valter Nagelstein (PSD), com 3% cada, e Gustavo Paim (PP), com 2%, completam a lista. Os outros candidatos somaram, no máximo, 1% das intenções de voto.

Neste cenário, brancos e nulos chegam a 15%, e 18% não sabem ou não responderam.

 

Além das intenções de voto, Manuela D’Ávila é a candidata com maior rejeição: 27%, seguida por Marchezan Jr (23%). Na sequência, estão José Fortunati (5%), Sebastião Melo (4%), Valter Nagelstein (3%), Fernanda Melchionna (2%) e Gustavo Paim (2%).

Votação espontânea

No cenário de votação espontânea, Manuela D’Ávila também fica no topo da lista, com 8%. Atrás dela, Marchezan Jr (5%), Sebastião Melo (2%) e José Fortunati (2%) fecham a lista dos candidatos; 3% escolheram outros nomes. Brancos ou nulos foram 17%, e 63% não sabem ou não quiseram responder.

Avaliação dos governos

A respeito da satisfação com o mandato do prefeito Nelson Marchezan Jr, 17% avaliaram como ótimo/bom, 39% como regular e 41% como ruim/péssimo. Apenas 3% não souberam ou não quiseram responder. Do total dos entrevistados, 32% aprovam a gestão, 56% desaprovam e 12% não sabem ou não quiseram responder.

Em relação ao governo do Estado, a aprovação também passa da maioria dos entrevistados: 47% aprovam o mandato de Eduardo Leite (PSDB), 41% desaprovam e 12% não sabem ou não quiseram responder.

Já em relação ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a desaprovação é de 51% e a aprovação, de 41%. Apenas 8% não souberam ou não quiseram responder.

Pesquisa

O RealTime Big Data ouviu 1.000 entrevistados, entre 18 e 19 de setembro. Com uma margem de erro de 4 pontos percentuais, a pesquisa possui nível de confiança de 95%. A pesquisa, contratada pelo Real Time Big Data Gestão de Dados LTDA, está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do RS com o número 01713/2020.

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895