Eleições 2022: Debate reúne hoje candidatos ao Senado pelo Rio Grande do Sul

Eleições 2022: Debate reúne hoje candidatos ao Senado pelo Rio Grande do Sul

Encontro é promovido pela Rádio Guaíba, Correio do Povo e Amrigs a partir das 13h10min

Correio do Povo

Em novidade, candidatos terão 10 minutos no último bloco para falar livremente

publicidade

Sete candidatos ao Senado pelo Rio Grande do Sul se reúnem nesta quarta-feira, a partir das 13h10min, para participar do debate promovido pela Rádio Guaíba, jornal Correio do Povo e a Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs). O encontro ocorrerá no Teatro Amrigs, em Porto Alegre. Os candidatos que vão participar do debate possuem representação mínima, determinada pela legislação eleitoral, no Congresso Nacional. Por ordem alfabética, são eles: Ana Amélia Lemos (PSD); Comandante Nádia (PP); Hamilton Mourão (Republicanos); Maristela Zanotto (PSC); Olívio Dutra (PT); Professor Nado (Avante) e Sanny Figueiredo (PSB).

Uma das principais novidades do evento desta eleição será a participação de público, formado basicamente por convidados dos partidos e dos organizadores. O programa terá transmissão pela Rádio Guaíba e pelo site do Correio do Povo e pelas plataformas digitais do YouTube da rádio, do jornal e da Amrigs. O encontro terá também um acompanhamento eme tempo real dos bastidores do debate.

Ao longo de cerca de duas horas, os candidatos deverão debater as suas propostas e prioridades para o Rio Grande do Sul no Senado. Além disso, vão responder pergunta elaborada pela rádio e jornal; fazer questionamentos entre si e também responder pergunta elaborada pela Amrigs, tendo como tópico a saúde. A mediação do debate será feita pelo jornalista Guilherme Baumhardt. 

As regras do debate:

A posição dos candidatos no palco e a ordem de questionamento nos blocos foram definidas por meio de sorteio prévio. O debate será dividido por quatro blocos. No primeiro, os sete postulantes terão dois minutos para responder uma pergunta elaborada pela Guaíba e Correio do Povo. O questionamento será o mesmo para todos e informado pouco antes do início do evento. No segundo e no último blocos os candidatos vão poder fazer perguntas entre si. Para isso, deverão respeitar os seguintes tempos: pergunta de 30 segundos; uma resposta de 1 minuto e 30 segundos; réplica de 1 minuto; e tréplica de 1 minuto. O terceiro bloco será destinado aos candidatos responderem a uma pergunta sobre saúde elaborada pela Amrigs pelo tempo de dois minutos. 

Neste ano, os eleitores escolherão um candidato ao Senado, que terá mandato de oito anos. Também concorrem ao cargo, mas sem representação mínima na Câmara: Fabiana Sanguiné (PSTU) e Paulo Rosa (DC). O candidato Francisco Settineri (PCO) teve o registro indeferido, mas segue com recurso. 

 


Assinante
Exclusivo para assinantes
Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895