Eleições

João Derly defende criação de escola de empreendedorismo no contraturno escolar

Candidato à prefeitura de Porto Alegre pelo Republicanos foi ouvido na Rádio Guaíba

Bicampeão mundial de judô, Derly se diz fruto do contraturno escolar
Bicampeão mundial de judô, Derly se diz fruto do contraturno escolar Foto : Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Concorrendo à prefeitura de Porto Alegre pelo Republicanos, João Derly afirmou nesta terça-feira que o empreendedorismo é sua bandeira principal de campanha. Em entrevista ao programa Esfera Pública, da Rádio Guaíba, o candidato mencionou que o tema passa, inclusive, pela questão da Educação. Defensor do contraturno escolar, Derly disse acreditar que as atividades fora do horário convencional da grade curricular podem ser utilizadas para estimular o esporte, a cultura e também o espírito empreendedor desde cedo nas crianças, através de uma "escola do empreendedorismo".

“Podemos oportunizar as crianças de conhecer um pouco mais como funciona o mercado e até estimulá-las não só para terminar o Ensino Médio e buscar o emprego formal”, explicou o candidato, o quinto dos 13 postulantes ao Executivo a ser ouvido pela Guaíba. Derly disse que, além de defensor, é fruto do contraturno escolar, pois foi através dele que começou a prática esportiva, a princípio para combater a asma e chegando a se tornar bicampeão mundial de judô.

“Esse contraturno me proporcionou a questão da saúde, não sofri mais com a asma e, ao mesmo tempo, me proporcionou conhecer 40 países, tive vivências que não teria no Morro Santana”, afirmou o candidato. Ele também salientou que essas atividades podem ser fundamentais para que crianças da rede municipal descubram outros talentos, como culturais, por exemplo. Ainda sobre Educação, o candidato ressaltou que acredita no poder do diálogo para lidar com a questão do ano letivo em 2021, após meses de paralisação por conta da pandemia do coronavírus.

João Derly, que já foi vereador, deputado federal e esteve à frente da Secretaria Estadual do Esporte e Lazer entre o ano passado e este ano, disse que aposta na capacidade da Capital para o turismo. Na visão dele, há um grande potencial pouco explorado na questão do tradicionalismo e das belezas naturais, como o Guaíba e áreas verdes. “Porto Alegre tem tudo para dar certo, só precisa ter uma gestão mais humanizada e que consiga dialogar com todos os setores da sociedade”, comentou. Ainda citou que, pela sua experiência de diversas viagens ao exterior em competições de judô, percebeu que o serviço de zeladoria qualificado nas cidades pode ser um grande atrativo para o desenvolvimento do turismo.