Máscara e documento: veja o que é preciso levar para votar no 2º turno

Máscara e documento: veja o que é preciso levar para votar no 2º turno

Itens são fundamentais para a votação neste domingo

R7

18 capitais terão as votações de segundo turno para prefeito

publicidade

Devido às recomendações sanitárias para se evitar a exposição à covid-19, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) indica recomendações específicas para a votação deste domingo. Máscara e documento oficial com foto são os dois itens imprescindíveis na hora de votar nas Eleições Municipais deste ano

Uma delas é o uso obrigatório de máscara no local de votação, como forma principal de se evitar a disseminação do novo coronavírus. Além disso, o órgão recomenda que cada eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação na seção eleitoral. O TSE também orienta que se evite levar crianças ou acompanhantes no local.

Quase 148 milhões de pessoas estão aptas a votar neste domingo de eleições municipais por todo o Brasil. Para saber qual é seu local de votação, basta acessar o site do TSE ou conferir pelo aplicativo e-título, disponível nas plataformas iOS ou Android.

Vale lembrar que para poder votar, é necessário estar com um documento pessoal com foto – seja o título de eleitor, passaporte, identidade (RG), Carteira de Trabalho (CTPS) ou de Habilitação (CNH).

Assim como ocorreu em anos anteriores, o eleitor que já fez o cadastro biométrico pode, caso prefira, utilizar o aplicativo e-Título para se identificar, precisando mostrar somente a tela do celular ao mesário. A ferramenta digital dispensa que o eleitor porte qualquer documento em papel.

O eleitor também pode levar a conhecida cola na hora de votar, com os números de seus candidatos. Vale lembrar, porém, que não é permitido portar o aparelho celular dentro da cabine de votação. Por isso, se for mesmo necessária, o melhor é levar a cola em papel.

Dentro da cabine, também são proibidos máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou quaisquer instrumentos que possam comprometer o sigilo do voto. Esses aparelhos devem ficar retidos com o mesário enquanto o eleitor vota.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895