MDB de Porto Alegre aprova apoio a Onyx no segundo turno

MDB de Porto Alegre aprova apoio a Onyx no segundo turno

Indicativo foi deliberado pelo diretório municipal nesta sexta-feira, apesar de partido estar na chapa de Leite

Felipe Nabinger

Pablo Melo e Osmar Terra já haviam participado de reunião com Onyx semana passada.

publicidade

Após a executiva do MDB de Porto Alegre ter definido por unanimidade o indicativo de opoio a Onyx Lorenzoni (PL) no segundo turno, o tema foi levado ao diretório municipal da sigla no começo da tarde desta sexta-feira. Após duas horas e meia de discussão, o colegiado, formado por 45 filiados, deliberou com ampla maioria corroborando essa definição. Foram apenas seis votos contrários.

"Escutamos todos os lados. Não tem como ir contra a definição do diretório estadual, mas o colegiado pode opinar sobre o processo", explica o presidente municipal do MDB, Alexandre Bock, que conduziu o processo, mas devido ao cargo não votou.

Fazem parte do colegiado do diretório municipal nomes como o do prefeito Sebastião Melo, do vereador Cezar Schirmer e do deputado estadual Tiago Simon. O deputado federal reeleito Osmar Terra também participou do ato.

Filho do prefeito e secretário-geral do partido na Capital, Pablo Melo chamou a decisão de "democrática", através de uma rede social. "Que a nossa decisão corajosa e com respeito a quem pensa diferente, sirva de exemplo aos emedebistas de todo o Rio Grande que concordam com a gente!", escreveu.

Ele já havia participado, junto de Osmar Terra, de reunião de planejamento estratégico da campanha de Onyx, na semana passada, quando também houve a oficialização de apoio do MDB de Gravataí à candidatura do liberal. 
 

O MDB faz parte da coligação de Eduardo Leite (PSDB), tendo Gabriel Souza como candidato a vice na chapa. Mesmo assim, ao longo de todo o processo que culminou na decisão estadual, houve "rachaduras" entre alas do partido que aprovavam a união e outras que não aceitavam abdicar de uma candidatura própria.

Uma das vozes dissonantes da decisão do diretório municipal, mas que não participoiu da reunião, é a da vereadora da Capital Lourdes Sprenger. Em uma rede social, ela disse que a definição a "entristece" e que segue apoiando a chapa formada por Leite e Gabriel.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895