MDB e PSDB marcam convenções para o mesmo dia no RS
Legendas unidas nacionalmente na pré-campanha de Simone Tebet vivem descompasso no Estado
publicidade
Em meio ao imbróglio envolvendo PSDB e MDB, que acertaram união em âmbito nacional, mas não conseguem chegar a um denominador comum no Estado, tucanos e emedebistas têm convenções estaduais previstas para o mesmo dia: 31 de julho. Nesta data, as duas siglas reunirão seus filiados em Porto Alegre para bater o martelo acerca das nominatas para o pleito de outubro. Eduardo Leite é o pré-candidato tucano e a executiva estadual do MDB tem Gabriel Souza como nome escolhido e mantém a candidatura própria, embora a executiva nacional tenha feito alguns movimentos de pressão pelo apoio ao ex-governador.
Além dos dois partidos, o PTB, que estará na chapa de Luis Carlos Heinze (PP), também realiza sua convenção nesta data. Na véspera, o União Brasil, que deverá apoiar Leite terá o seu encontro derradeiro, bem como o próprop PP, o PDT que lançou Vieira da Cunha como pré-candidato, o PSD e o PSTU.
O período de convenções inicia no dia 20 de julho e vai até o dia 5 de agosto. A primeira será do PL, no dia 22, quando o partido confirmará Onyx Lorenzoni como nome para a disputa ao Palácio Piratini. Componente da chapa, o Republicanos se reúne no dia seguinte, quando também está marcado o encontro do PSB, que tem Beto Albuquerque como principal nome no pleito. Além disso, o Novo agendou a sua convenção para o mesmo dia.
PT e PSol, que também não chegaram a um consenso quanto a uma união entre as legendas e devem confirmar, respectivamente, Edegar Pretto e Pedro Ruas como postulantes ao governo do Estado, fazem suas convenções no dia 24. Na mesma data, o PSC deve oficializar Roberto Argenta.
Confira a data das convenções no RS
22/07 – PL
23/07 – PSB, Republicanos e Novo
24/07 – PT, PSol e PSC
30/07 – PDT, PP, PSD, União Brasil e PSTU
31/07 – MDB, PSDB e PTB