Montserrat Martins aposta na sustentabilidade como saída para crise econômica

Montserrat Martins aposta na sustentabilidade como saída para crise econômica

Candidato à prefeitura de Porto Alegre pelo PV foi o entrevistado desta quarta na Rádio Guaíba

Henrique Massaro

Montserrat Martins aposta na geração de empregos através do incentivo à sustentabilidade

publicidade

Pauta central de seu partido, a sustentabilidade é também a principal bandeira de campanha de Montserrat Martins (PV), candidato à prefeitura de Porto Alegre entrevistado nesta quarta-feira pelo programa Esfera Pública, da Rádio Guaíba. Ele afirmou que entende que o aproveitamento de recursos disponíveis e o investimento em energias alternativas e tecnologias limpas, além de necessários para a cidade como um todo, podem ser propulsores da retomada da economia e da geração de emprego e renda após a crise gerada pela pandemia do coronavírus.

“Porto Alegre tem profissionais e empresas capazes de torná-la uma capital de tecnologias limpas”, afirmou o candidato, sexto de todos os 13 postulantes ao Executivo que serão ouvidos na Guaíba. Ele citou, por exemplo, que é necessário realizar estímulos fiscais para questões de interesse social como a energia solar, barateando custos para toda a população e capacitando novos trabalhadores desse segmento. Também mencionou a importância de incentivar a produção agrícola orgânica nas áreas rurais, que, segundo ele, hoje corresponde a somente 10%. “Entendemos que a prefeitura deve adquirir esses alimentos orgânicos, estimulando sua produção, para distribuir nas creches municipais, nas escolas, de forma que nossas crianças tenham uma alimentação saudável, sem agrotóxicos”, destacou.

Martins, que é médico e psiquiatra por formação, também chamou a atenção para a melhor utilização de recursos que já estão disponíveis e que considera mal aproveitados. Lembrou, por exemplo, do Hospital Parque Belém, que ofereceu leitos para o combate à Covid-19 mas que acabaram não sendo utilizados pelo Executivo, e um projeto de linha do Aeromóvel do aeroporto até a Usina do Gasômetro, que não teria custos ao município e que considera um meio de transporte sem impacto ambiental. “Temos que ter um planejamento para a cidade que não fique refém dos lobbys das velhas empresas superadas e permita uma renovação em direção ao futuro.”

O candidato ainda falou que considera responsabilidade do prefeito lutar por outras questões que envolvem o meio ambiente, como o projeto da Mina Guaíba, uma mina de carvão entre Eldorado do Sul e Charqueadas, e a reconstrução do Pró-Guaíba, programa do governo do Estado para promover o desenvolvimento socioambiental da Região Hidrográfica do Guaíba.


Assinante
Exclusivo para assinantes
Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895