OAB/RS lança campanha Vote Consciente 2020

OAB/RS lança campanha Vote Consciente 2020

O foco da campanha é levar informações e conteúdos relevantes aos eleitores

Correio do Povo

O evento ocorreu através de transmissão on-line pelo YouTube

publicidade

A OAB/RS lançou oficialmente a campanha Vote Consciente 2020 com foco nas eleições municipais. O evento ocorreu através de transmissão on-line pelo YouTube da Ordem gaúcha e teve a presença do governador do Estado, Eduardo Leite, e diversas lideranças do Poder Judiciário como o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS), desembargador André Luiz Planella Villarinho, e a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4° Região (TRT4), desembargadora Carmen Izabel Centena Gonzalez.

O principal foco da Vote Consciente é levar informações e conteúdos relevantes aos eleitores. Para o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, através da sua capilaridade no Estado, com 106 subseções, e da força da representatividade da advocacia, a Ordem cumpre uma missão institucional valiosa em defesa da democracia. “Temos de conscientizar os eleitores que o maior instrumento democrático é o voto. A forma de protestar não é anulando ou votando em branco. É, pelo voto, elegendo quem faz a boa política”, salientou. Breier ressaltou que é um trabalho necessário e permanente de conscientização. Em 2018, a campanha Vote Consciente foi lançada pela OAB/RS e ganhou projeção nacional. “Agora, em 2020, a missão se renova com a certeza de uma permanente evolução do processo eleitoral”, frisou.

O membro honorário e vitalício da OAB, e ex-presidente nacional da Ordem, Claudio Lamachia, salientou ser fundamental afirmar e reafirmar que todo o poder emana do povo, conforme consta na Constituição brasileira. “O voto vem sempre carregado de uma responsabilidade, e é preciso ter a consciência exata do poder do voto”, citou.

Villarinho destacou o trabalho que será feito para o enfrentamento das fake news, com a criação de uma comissão especial para combater a desinformação. “Temos de estimular essa campanha porque visa à conscientização do voto pelo eleitor, que não se pode se iludir”, considerou.

O governador enfatizou que o voto representa muito para as atuais e futuras gerações. “É preciso que se forme uma consciência sobre a consequência dos votos no longo prazo. É na eleição que os verdadeiros donos do Estado, do país, que são os brasileiros, têm a oportunidade de se manifestar”, lembrou ele, no evento que ocorreu nesta segunda-feira.


Assinante
Exclusivo para assinantes
Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895