Servidores públicos são os mais requisitados como mesários

Servidores públicos são os mais requisitados como mesários

Somente em Porto Alegre, 11, 2 mil pessoas vão atuar na função

Luiz Felipe Mello

publicidade

A escolha das pessoas que irão atuar como mesários obedece a alguns critérios, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A seleção é feita de acordo com a escolaridade, a profissão e a idade. Normalmente, a prioridade é chamar pessoas que tenham pelo menos o Ensino Médio. No que diz respeito à ocupação, os profissionais da área médica e os autônomos são descartados para o chamamento. Os servidores são os cidadãos mais requisitados pelo TRE porque já atuam no serviço público e, em geral, tem experiência no atendimento à população. A partir dos 18 anos, as pessoas já podem ser chamadas para desenvolver a atividade.

O TRE gaúcho contará com a participação de aproximadamente 11, 2 mil mesários em Porto Alegre. No Rio Grande do Sul, o número de pessoas que vai participar do pleito nessa função é de 104, 93 mil. Conforme a assessoria de imprensa do TRE, a quantidade de agentes varia de eleição para eleição porque, como o eleitorado cresce, o TRE é obrigado a criar novas seções nas zonas eleitorais.

Em Porto Alegre, o TRE informa que as zonas centrais concentram a maior quantidade de mesários. A escolha dessas pessoas que atuarão nos bastidores do pleito é feita de acordo com três critérios: escolaridade, profissão e idade.

De acordo com o TRE, cada seção conta com quatro mesários: presidente, 1º mesário, 2º mesário e o secretário. A partir da convocação, o presidente e o 1º mesário são chamados pelo TRE, em setembro, para uma reunião de treinamento, onde vão receber as orientações de como proceder no fim de semana da eleição. Na véspera do pleito, as duas pessoas se dirigem à zona eleitoral e organizam a seção. Colocam cartazes e afixam a lista de candidatos para que os eleitores possam consultar. A urna eletrônica é colocada na sala junto com a cabina e testada pelo presidente da seção.

Eleitores com necessidades especiais

Como o TRE não permite que os mesários auxiliem os eleitores no momento da votação, o tribunal coloca os cidadãos que têm necessidades especiais nas seções térreas das zonas eleitorais. A assessoria de imprensa afirma que esse é um trabalho antecipado para facilitar tanto o voto quanto o trabalho do mesário. Em casos excepcionais, o mesário pode permitir que a pessoa escolha alguém de confiança para efetuar o voto por ela.

Prazo para dispensa

Após recebimento da carta convocatória para a função de mesário, a pessoa tem até cinco dias para pedir dispensa para a juíza eleitoral da sua zona. Conforme o TRE, a justificativa legal ou de saúde deve ter em anexo uma cópia da carta convocatória e ser entregue na sede do tribunal. O TRE tem um programa denominado Mesário Cidadão, que serve de comunicação entre o tribunal e as pessoas que desejam trabalhar nas eleições.


Bookmark and Share

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895