TRE precisou substituir 31 urnas no segundo turno no RS

TRE precisou substituir 31 urnas no segundo turno no RS

Presidente da corte destacou que números de ocorrências foi insignificante

Jessica Hübler

Eleições transcorreram de forma tranquila, na avaliação do TRE

publicidade

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), das 5.324 urnas no Rio Grande do Sul, apenas 31 precisaram ser substituídas durante a votação do 2º turno, o que representa, 0,58% dos equipamentos. Durante o pronunciamento final do segundo turno em uma transmissão virtual, o presidente do TRE-RS, desembargador André Villarinho, disse que foi com grata satisfação que se chegou ao final de um pleito realizado pela primeira vez durante uma pandemia. “Não tivemos maiores incidentes, os números de ocorrências policiais nos cinco municípios onde se realizaram eleições, foram insignificantes, cabendo em uma mão, o que demonstra a eficiência da Justiça Eleitoral, da área da Segurança e da consciência cívia do eleitor”, frisou.

Villarinho agradeceu aos servidores da Justiça Eleitoral em todo o Rio Grande do Sul. “Sem esse trabalho e essa dedicação dos servidores da Justiça Eleitoral, com certeza não poderíamos alcançar números tão positivos como alcançamos nessa eleição realizada sob pandemia”, destacou. Além disso também direcionou um agradecimento especial a todos os órgãos envolvidos nos trabalhos durante a votação, como a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a Polícia Federal, o Ministério Público Estadual e o Ministério Público Federal. 

“E um agradecimento muito especial a todos os mesários, pois esse trabalho voluntário, gratuito é essencial à realização da democracia. Mesmo em uma situação de pandemia nós tivemos aproximadamente 70% dos mesários voluntários, o que demonstra a consciência cívica do gaúcho e a sua destinação ao exercício da democracia", reiterou. Para finalizar, Villarinho direcionou os agradecimentos aos eleitores gaúchos que, segundo ele, confiaram na segurança sanitária com a qual a Justiça Eleitoral se comprometeu para a realização do pleito.

"Fizemos fazer valer em todas as 165 zonas eleitorais, com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), enfim, assegurando a saúde do eleitor, do mesário e de todos que atuaram nas eleições. Esse foi o nosso trabalho, o nosso comrpomisso constitucional e a Justiça Eleitoral está de parabéns, a democracia está de parabéns e que Deus ilumine a todos", finalizou.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895