Veja como começou a campanha eleitoral ao Palácio Piratini

Veja como começou a campanha eleitoral ao Palácio Piratini

No primeiro dia, candidatos ao governo fizeram atos de "arrancada" de mobilização e participaram de debate e de encontros com filiados

Correio do Povo

Campanha começa em ritmo lento

publicidade

A largada da campanha ao governo do Estado ocorreu nesta terça-feira com debate, mobilizações de ‘arrancada’ da candidatura e encontros com filiados. A maioria dos candidatos concentrou as atividades em Porto Alegre. Além disso, a data também marcou mudanças nos perfis das redes sociais dos postulantes ao Palácio Piratini, que apresentaram vídeos específicos sobre o início da campanha. 

Generalizações sobre diferentes temas, ausência de propostas objetivas, associações recorrentes à disputa nacional e falta de embates diretos entre os concorrentes marcaram o debate realizado no início da manhã desta terça-feira entre oito dos 11 candidatos ao governo do RS. Participaram Edegar Pretto (PT), Eduardo Leite (PSDB), Luis Carlos Heinze (PP), Onyx Lorenzoni (PL), Ricardo Jobim (Novo), Roberto Argenta (PSC), Vicente Bogo (PSB) e Vieira da Cunha (PDT). O recorte utilizado foi o de participação de candidatos de partidos, federações e coligações com um mínimo de cinco representantes no Congresso, o que deixou de fora Carlos Messalla (PCB), Paulo Pedra (PCO) e Rejane de Oliveira (PSTU). O evento foi promovido pela Rádio Gaúcha e se estendeu por cerca de uma hora e meia.

Após, Edegar e Vieira optaram por atos de ‘arrancada’ de campanha em lugares simbólicos. Edegar e seus filiados fizeram a mobilização no Largo Glênio Peres, tradicional de manifestações. Em um carro de som, os integrantes da chapa majoritária defenderam a necessidade da mudança no comando do Piratini e o alinhamento com a candidatura de Lula à presidência. 

Já Vieira optou por fazer a largada ao lado da estátua de Leonel Brizola, junto ao Piratini. Após pedir a "benção" de Brizola, Vieira discursou por cerca de 16 minutos, falando sobre os ideais trabalhistas e reforçando o tema da educação, que deve ser o norteador da campanha.

Heinze fez uma live para apresentar o vídeo da campanha, além de participar de encontro com empresários em Lajeado. Na Capital, Onyx almoçou com candidatos da coligação em um CTG. Argenta teve encontro no comitê central. Além de visitas a comitês, Bogo teve reunião com integrantes do Movimento RS-118 sem pedágios. Jobim gravou material audiovisual para as redes sociais. Leite não teve agenda pública, além do debate. 

Confira imagens: 

Edegar e integrantes da chapa em ato no Centro. Foto: Rafael Stedile/Divulgação/CP

Heinze e Tanise apresentaram vídeo de campanha. Foto: Rafael Trindade/Divulgação/CP

Onyx encontrou-se com apoiadores em CTG. Foto: Jefferson Bernardes/Divulgação/CP

Ricardo Jobim participou de agenda com apoiadores. Foto: Arquivo Pessoal/CP

Vicente Bogo teve reunião na Região Metropolitana. Foto: Dani Barcellos/Divulgação/CP

Vieira da Cunha fez ato ao lado da estátua de Leonel Brizola. Foto: Flávia Simões/Especial CP


Assinante
Exclusivo para assinantes
Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895