Em ato simbólico, três vereadoras são empossadas na Câmara de Porto Alegre

Em ato simbólico, três vereadoras são empossadas na Câmara de Porto Alegre

Suplentes assumem por uma semana, em homenagem ao dia internacional da mulher

Flávia Simões*

A posse das vereadoras aconteceu em formato totalmente virtual

publicidade

No dia internacional da mulher, a Câmara de Porto Alegre, em ato simbólico, empossou três vereadores suplentes para exercerem o mandato durante uma semana. Na bancada do PT, assumiram, no lugar dos vereadores Leonel Radde e Jonas Reis, as suplentes Cris Medeiros e Maristela Maffei. O ato também ocorreu na bancada do Solidariedade. O vereador Clàudio Janta se licenciou do cargo para Bernadete Senna assumir em seu lugar. 

"Nós mulheres somos a maioria da população, devemos e podemos acessar espaços de ocupação de poder", destacou a vereadora Cris Medeiros, em seu discurso de posse, e completou afirmando que o seu mandato será feminista, antirascista e em defesa dos direitos humanos. A vereadora Maristela Maffei agradeceu a possibilidade de retomar à Casa. "A política de gênero vai além da violência. Se nós não tivermos políticas de geração e renda, nunca conseguiremos ter um país com igualdade", afirmou, pontuando ainda que pretende apresentar projetos. 

As vereadoras também prestaram homenagem à secretária de Mulheres do PT de Porto Alegre, Michele Sandri da Costa, que faleceu na madrugada desta segunda-feira, vítima da Covid-19. Ambas pediram vacina e responsabilidade dos gestores públicos. A vereadora Laura Sito (PT) e o vereador Pedro Ruas (PSol) também fizeram um tributo à Michele, pedindo responsabilidade no enfrentamento à pandemia. "Em nome dela (Michele) temos de seguir na luta. É o que ela nos diria", finalizou Ruas.  

Em seu discurso de posse, a vereadora Bernadete Senna (Solidariedade) atentou para o período crítico que o Estado está passando em função da Covid-19. "Temos algumas coisas a comemorar, mas eu gostaria de ter mais. Vejo leis brandas para as violências que acontecem dentro da nossa casa e da nossa comunidade. Deixo aqui meu manifesto: para nós, mulheres negras, a situação é bem pior", finalizou.  

Durante a sessão, as vereadoras Lourdes Sprenger (MDB), Tanise Sabino (PTB), Comandante Nádia (Dem) e o vereador Airton Ferronato (PSB) também prestaram suas homenagens. A deputada estadual Sofia Cavedon (PT) também acompanhou a sessão. 

*Sob supervisão de Mauren Xavier


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895