Ex-prefeito de Porto Alegre, Fortunati assina ficha no PTB

Ex-prefeito de Porto Alegre, Fortunati assina ficha no PTB

Ato ocorreu em reunião reservada em função das restrições pela pandemia

Por
Correio do Povo

Fortunati durante solenidade de filiação ao PTB


publicidade

O ex-prefeito de Porto Alegre Jose Fortunati assinou nesta segunda-feira ficha de filiação ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Assim como tem ocorrido com outras atividades partidárias, o ato foi fechado na sede do diretório Metropolitano devido às restrições pela pandemia do novo coronavírus. No encontro, Fortunati declarou que a filiação acontece pela sua ligação com o PTB de Porto Alegre e por ser um campo político onde sempre atuou.

“Não significa que eu serei candidato; se eu não me filiasse agora (dentro do prazo de seis meses), estaria fora de um eventual processo eleitoral. Mas não é momento para tratar disso. Pode ser até que a eleição de outubro seja adiada. Vou discutir internamente com o PTB, que pode até escolher apoiar outro candidato”, afirmou Fortunati, numa referência às frequentes perguntas se vai concorrer a prefeito na eleição de outubro.

Segundo antecipado pela colunista de política do Correio do Povo, Taline Oppitz, a presença de Fortunati na disputa pelo Paço Municipal tem potencial de embaralhar o panorama atual da eleição. 

José Fortunati estava em Lisboa (Portugal), onde faz mestrado em Ciência Política. Ele antecipou o retorno à capital gaúcha devido a suspensão das aulas, que agora são feitas por videoconferência. Durante a solenidade, o presidente municipal do PTB, Éverton Braz, o líder da bancada na Câmara Municipal Cassio Trogildo e o deputado federal Mauricio Dziedricki discursaram demonstrando que a presença de Fortunati no PTB qualifica o partidos nos debates sobre a conjuntura local e global.

Além da proximidade com a sigla, a esposa de Fortunati, que é secretária Estadual do Trabalho, Regina Becker também é filiada ao partido. Presente na solenidade, ela foi citada por ele como “a grande incentivadora a ingressar no PTB”.


Ex-prefeito de Porto Alegre entre 2010 e 2017, Fortunati já integrou o PT, PDT e PSB.