Federação de servidores entra com ação contra LDO

Federação de servidores entra com ação contra LDO

Ação busca garantir reposição salarial do funcionalismo

Correio do Povo

LDO foi sancionada nessa semana por Eduardo Leite

publicidade

A Federação Sindical dos Servidores Públicos no Estado (Fessergs) anunciou nessa sexta-feira que ingressará com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra o congelamento da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2020, que foi sancionada nessa semana pelo governador Eduardo Leite. A mobilização é mais especifica ao artigo 17 do parágrafo 2º que prevê o reajuste geral e anual de salários. Segundo a Federação, essa é uma questão que afeta diretamente os servidores do poder Executivo, que já enfrentam o parcelamento e estão há cerca de cinco anos sem receber reajuste.

A medida busca preservar o reajuste geral anual de salários para todos os servidores, que é uma garantia constitucional. Assim, busca preservar a possibilidade de haver no mínimo a atualização inflacionária dos salários. Segundo o presidente da Federação, Sérgio Arnoud, , a LDO “atropela” as constituições, “impedindo a concessão, no mínimo, da reposição inflacionária”. Ele explica que a ação não tem por objeto discutir o congelamento dos demais poderes, mas se direciona exclusivamente a preservar o poder aquisitivo dos servidores estaduais do executivo. 

Após a sanção, a Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris) encaminhou uma representação ao Ministério Público Estadual (MPE) contra a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895