Governo anuncia escritório do Brasil em Jerusalém

Governo anuncia escritório do Brasil em Jerusalém

Decisão foi comunicada no primeiro dia de visita de Jair Bolsonaro a Israel

R7

Bolsonaro e Netanyahu passaram mais de uma hora reunidos neste domingo

publicidade

Entre os acordos assinados pelo presidente Jair Bolsonaro no primeiro dia de visita a Israel, está a criação de um escritório para a promoção de comércio, investimento, tecnologia e inovação. Os dois governos assinaram neste domingo seis acordos de cooperação. Bolsonaro e o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu estiveram reunidos durante mais de uma hora. 

O ministro das Relações Exteriores israelense, Israel Katz, comemorou a decisão do governo brasileiro. "Obrigado por abrir um escritório diplomático em Jerusalém! Israel e Brasil são verdadeiros amigos, com valores comuns, e fortaleceremos a cooperação entre os nossos países", escreveu Katz nas redes sociais, pouco tempo antes de Bolsonaro participar de uma entrevista coletiva com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

Netanyahu visitou o Brasil em dezembro para conhecer Bolsonaro e representantes da comunidade judaica do Brasil. Enquanto no Brasil, as autoridades israelenses discutiram uma venda de drones com Bolsonaro, segundo uma fonte diplomática sênior. O primeiro-ministro tinha grandes esperanças de que Bolsonaro fizesse a transferência da Embaixada de Tel Aviv para Jerusalém. Em troca, esperava-se que Israel fornecesse informações e oportunidades de aquisições para ajudar o principal projeto de Bolsonaro, a segurança doméstica.

Após uma reunião em janeiro com o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, e o presidente hondurenho, Juan Orlando Hernandez, Netanyahu disse que Bolsonaro lhe disse que era uma questão de "quando, e se não", o Brasil mudaria sua embaixada. Apesar disso, o escritório representa uma aproximação com o país do Oriente Médio e já estava sendo cogitado como uma forma de evitar a polêmica transferência.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895