Governo confirma consulta aos EUA sobre indicação de Eduardo Bolsonaro
capa

Governo confirma consulta aos EUA sobre indicação de Eduardo Bolsonaro

Ernesto Araújo afirma ter "grande certeza" de que agrément será concedido

Por
Agência Brasil

Após concessão, Senado brasileiro precisa aprovar nome do embaixador

publicidade

O ministro das Relações Exteriores brasileiro, Ernesto Araújo, confirmou nesta sexta-feira que o Brasil já enviou para o governo dos Estados Unidos a consulta para a indicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) como embaixador no país norte americano. Na diplomacia, essa consulta é chamada de agrément.

“Foi pedido o agrément e esperamos a resposta americana. É uma coisa que ocorre de acordo com a praxe diplomática, por seus canais próprios. Eu tenho a minha grande certeza de que será concedido esse agrément pelo governo americano e que o Eduardo Bolsonaro será um ótimo embaixador”, disse Araújo.

A confirmação de Araújo foi feita durante a entrevista coletiva que o chanceler concedeu após a reunião de ministros das relações exteriores do Brics, bloco de países formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que aconteceu na manhã de nesta sexta-feira no Palácio do Itamaraty no Rio de Janeiro.

Após a etapa de concessão do agrément pelo governo dos Estados Unidos, o nome do embaixador ainda precisa ser aprovado pelo Senado brasileiro.