Governo estabelece prazos para realização de vistorias em barragens
capa

Governo estabelece prazos para realização de vistorias em barragens

Primeiras inspeções devem ocorrer nas 205 barragens consideradas em risco até junho

Por
AE

Governo estabelece prazos para realização de vistorias em barragens

publicidade

O porta-voz do Planalto, general Otávio Rêgo Barros, informou que o Ministério de Desenvolvimento Regional, por meio do ministro Gustavo Canuto, anunciou que as vistorias às barragens de mineração deverão ser concluídas neste semestre. O general se referia às primeiras vistorias das 205 barragens que são consideradas com risco e que terão suas inspeções priorizadas para ocorrer até o mês de junho, por serem construções com modelos de construção a montante, semelhantes às de Mariana e Brumadinho.

Até o final do ano, o governo quer fiscalizar as 3386 barragens que estão sendo consideradas com problemas. "Os órgãos fiscalizadores já foram informados sobre o novo prazo", disse o porta-voz. Os prazos foram estabelecidos pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH). O governo esclareceu ainda que, por meio de ofício, também foi solicitado às entidades a apresentação das demandas de pessoal para realizarem as respectivas vistorias.

O Planalto quer evitar que os prazos não sejam cumpridos por não haver quantidade de pessoas suficiente para a execução das vistorias nos períodos indicados. As instituições têm até a próxima semana para enviar as informações ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) sobre os cronogramas de execução das tarefas.