João Derly deixa secretaria do Esporte para disputar eleição em Porto Alegre
capa

João Derly deixa secretaria do Esporte para disputar eleição em Porto Alegre

Essa é a quarta mudança no secretariado estadual nos últimos dias

Por
Mauren Xavier

João Derly atuava no secretariado de Leite desde o início da gestão do tucano


publicidade

O ex-judoca João Derly anunciou nesta terça-feira a saída do governo estadual. Ele estava à frente da Secretaria do Esporte e Lazer. João Derly deverá concorrer à prefeitura de Porto Alegre pelo Republicanos. O substituto deverá ser conhecido nesta quarta-feira. Ele comunicou a saída em reunião com o governador Eduardo Leite (PSDB). 

Derly estava no cargo desde 1º de janeiro de 2019. Na trajetória política, o ex-judoca foi vereador em Porto Alegre, em 2012, e, em 2014, conquistou uma cadeira na Câmara dos Deputados. Na última eleição, fez mais de 54 mil votos, mas não se reelegeu. 

Segundo a Justiça Eleitoral, secretários de estado que desejam concorrer a prefeito ou vice-prefeito devem se afastar do cargo quatro meses antes da eleição. Até o momento, a eleição está marcada para o dia 4 de outubro. 


Essa é a quarta mudança no secretariado de Leite nos últimos dias. Na sexta-feira, o Executivo anunciou a saída de Leany Lemos da secretaria do Planejamento, Catarina Paladini deixou a pasta da Justiça e Direitos Humanos, e Rodrigo Lorenzoni assumiu a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.