Joe Biden chega a Washington para preparativos finais da posse nos EUA

Joe Biden chega a Washington para preparativos finais da posse nos EUA

Guarda Nacional mobilizou 21 mil soldados por temor de novas manifestações

AFP

Presidente eleito assume Casa Branca nesta quarta-feira

publicidade

Joe Biden aterrissou nesta terça-feira na base aérea de Andrews, perto de Washington, na véspera da cerimônia na quarta-feira em que será empossado como 46º presidente dos Estados Unidos. Biden, de 78 anos, partiu de Delaware à tarde, após fazer um discurso emocionado antes de voltar à cidade onde trabalhou por várias décadas como senador e onde atuou como oito anos como vice-presidente.

Com 21 mil soldados da Guarda Nacional a serem enviados e com bairros inteiros entrincheirados, a capital norte-americana se encontra sob forte vigilância ante as ameaças de novas manifestações de seguidores de Donald Trump.

"Estamos preocupados com os riscos de violência nas inúmeras manifestações previstas para os próximos dias em Washington e em frente a prédios do governo nos estados", que podem atrair indivíduos armados, explicou o diretor do FBI (a Polícia Federal americana), Christopher Wray, na quinta-feira.

Durante uma reunião com o vice-presidente em final de mandato, o republicano Mike Pence, Wray mencionou "uma quantidade significativa de discussões preocupantes na Internet". "Atualmente, vigiamos as convocações para manifestações armadas e ações até a posse", afirmou, explicando que, destas, é necessário avaliar quais são as ameaças graves.

A polícia e o Exército estão sendo muito criticados por sua falta de preparo para a manifestação dos seguidores do presidente Donald Trump, em 6 de janeiro passado. Centenas invadiram o Capitólio, espalhando o caos no coração da democracia da América. Pelo menos cinco pessoas, incluindo um policial, morreram nos distúrbios.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895