Justiça cassa registro de candidatura de prefeito e vice eleitos em Arroio Grande

Justiça cassa registro de candidatura de prefeito e vice eleitos em Arroio Grande

Cassados podem recorrer o Tribunal Regional Eleitoral

Rádio Guaíba

publicidade

A Justiça Eleitoral de Arroio Grande, na Metade Sul, atendeu a um pedido do Ministério Público e cassou o registro de candidatura da chapa majoritária que venceu as eleições no município, em outubro. Luis Henrique Pereira da Silva (PP) e Ivan Antônio Guevara Lopes (PP) receberam 45,13% dos votos – 168 a mais que o segundo colocado, Jorge Luiz Cardoso, do PDT. O MP também deve deferidos os pedidos de inelegibilidade de Luis Henrique, pelo período de oito anos, e de cassação de registro do candidato a vereador Sidiney Jesus Mattos Bretanha (PV).

A promotora de Arroio Grande, Cristiane Levien, entende ter comprovado o abuso do poder político e econômico dos réus. Conforme o MP, Sidney e Luis Henrique fizeram promessas econômicas a um candidato a vereador pela coligação contrária, para ele desistir da candidatura e passar a subir em palanques deles em comícios de fim de campanha.

A ação relata que, em troca de apoio, os réus prometeram a Deivi Moraes de Oliveira um tatame para a prática de artes marciais, a ser custeado com recursos públicos do fundo municipal de esporte, além de dinheiro e um cargo público. Embora a proposta tenha sido recusada pelo candidato, foram gravados diálogos entre Deivi, Sidney e Luis Henrique, cujos áudios foram considerados prova lícita pela Justiça Eleitoral para demonstrar que houve abuso.

Prefeito e vice eleitos, além do vereador, ainda podem recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895