Justiça Eleitoral notifica presidente da Câmara da cassação do vereador Nelcir Tessaro

Justiça Eleitoral notifica presidente da Câmara da cassação do vereador Nelcir Tessaro

Vereador teve mandato cassado pelo TRE-RS, mas pode recorrer da decisão

Correio do Povo e Rádio Guaíba

Nelcir Tessaro teve mandato cassado pelo TRE-RS por infidelidade partidária

publicidade

Com informações de Lucas Rivas

A presidente da Câmara Municipal, Mônica Leal (PP), recebeu na tarde desta segunda-feira a notificação da Justiça Eleitoral, que determinou a cassação do mandato do vereador Nelcir Tessaro (DEM). De acordo com a Rádio Guaíba, Tessaro será notificado ainda nesta segunda da perda do mandato e, na terça, Mônica dará posse a Cláudia Araújo (PSD) na Câmara. Os vereadores entram em recesso no dia seguinte. 

A decisão de cassar o mandato de Tessaro ocorreu na semana passada. Ele teve o mandato cassado por infidelidade partidária. Candidato pelo PSD, Tessaro ficou como segundo suplente ao receber 2.447 votos nas eleições de 2016. Dois anos mais tarde, ele trocou o PSD pelo DEM e assumiu o cargo de vereador com a renúncia de Thiago Duarte – que elegeu-se deputado estadual – e a morte do vereador Tarciso Flecha Negra. 

O TRE-RS decidiu por unanimidade pela cassação do mandato.

Vereador irá recorrer da decisão 

O vereador Nelcir Tessaro, entretanto, vai recorrer da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral. De acordo com ele, a Executiva do PSD na ocasião, em fevereiro de 2018, deu a autorização necessária para a saída do partido, sem objeções. Ainda segundo ele, a nova Executiva, formada em janeiro deste ano, deliberou que a decisão anterior "não valia". 

Tessaro disse ter recebido a decisão "com surpresa", e afirma não ter cometido nenhuma irregularidade. "A decisão autorizava. Não cometi nenhuma infidelidade. Confio na Justiça", declarou. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895