Leite: "PSDB não faz prévia para não ter candidato"

Leite: "PSDB não faz prévia para não ter candidato"

O governador gaúcho ainda ironizou quem desmerece terceira via. "Ninguém chuta cachorro morto"

Mauren Xavier

Segundo Leite, PSDB está fazendo prévias para ter o "melhor candidato" para 2022

publicidade

Pré-candidato à presidência da República, o governador gaúcho Eduardo Leite reagiu nesta terça-feira às manifestações envolvendo a chamada "terceira via" na disputa de 2022, assim como a possibilidade de o PSDB, seu partido, não ter candidato próprio na eleição presidencial. Pelas redes sociais, Leite chegou a ironizar as críticas do ex-presidente Lula e do presidente Jair Bolsonaro sobre o movimento de quebrar a polaridade. "Ninguém chuta cachorro morto. Se não existe 3º via, não sei porque Lula e Bolsonaro estão se preocupando", publicou. 

Mais cedo, Leite disse que o PSDB estava fazendo prévias para ter o "melhor candidato" para 2022. "O PSDB não faz prévias para não ter candidato; faz para ter o melhor candidato. Não faz prévias para ser o dono da verdade, mas para construir coletivamente, desde o partido, uma alternativa a Lula e Bolsonaro", disse. O PSDB agendou para novembro a realização de prévias para escolher o nome do partido para a disputa nacional. Na busca de apoio entre integrantes da sigla, Leite tem investido em tornar o seu nome mais conhecido nacionalmente. Inclusive, no final de semana passado, ele esteve na Bahia e em Alagoas. 

A manifestação foi uma reação em especial à fala do presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, que, em entrevista, afirmou que o partido poderia não ter candidato se fosse para defender uma candidatura de centro. A discussão já tinha repercutido na semana passada, quando outras lideranças tucanas divergiram sobre a possibilidade de a sigla não ter candidatura própria. 

O nome que aparece com mais força nas pesquisas entre os tucanos é o governador paulista João Doria, que também já intensificou as viagens aos outros estados. Doria também repudiu as declarações menosprezando a existência de espaço para uma terceira via. "O sonho do Lula é disputar eleição apenas com o Bolsonaro. O do Bolsonaro é disputar eleição apenas com o Lula. E o sonho dos brasileiros é que os dois percam a eleição", publicou. Na disputa interna, além de Leite e Doria, também está o senador Tasso Jereissati (CE). 

Nesta terça-feira, o ex-presidente Lula chegou a discussão do "semipresidencialismo" e também a terceira via. "A 3ª via é uma invenção dos partidos que não tem candidato. Falam em polarização...". Após, porém, defendeu que os partidos lançassem os seus candidatos e "testassem sua força".


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895