Lewandowski concede a Cerveró acesso a mensagens de Moro e procuradores

Lewandowski concede a Cerveró acesso a mensagens de Moro e procuradores

Defesa afirma que ocorreram irregularidades durante o julgamento do caso

R7

Nestor Cerveró foi um dos condenados nas ações da Lava Jato que tramitaram em Curitiba

publicidade

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, concedeu ao ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró o acesso a mensagens trocadas entre o ex-ministro Sergio Moro e procuradores da Lava Jato. A defesa pretende usar o conteúdo das mensagens para pedir anulação de processos.

Os diálogos foram obtidos pela Operação Spoofing, da Polícia Federal e também foram usadas em processos contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para pedir anulação das ações penais — algo que foi atendido pela Corte.

O magistrado destacou que a decisão que beneficiou Lula é restrita, e a Corte tem entendido que o acesso as mensagens não deve concedido para réus que não integram as ações penais que tiveram as sentenças anuladas. No entanto, o magistrado afirmou que deve ser concedido acesso aos réus sobre conteúdos que os citem nominalmente "desde que tais documentos não estejam cobertos pelo sigilo e que possam, eventualmente, subsidiar a sua defesa em processos penais ou em cadernos investigatórios".

A defesa afirma, no documento, que “conteúdo da ínfima parcela das mensagens até aqui divulgadas já evidencia que as ações penais deflagradas passaram incólumes pelas anomalias".


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895